sábado, 24 de novembro de 2012

Quais são os melhores exercícios para quem não é atleta?


taichi_

Todos precisamos de exercícios físicos, da infância à terceira idade. A maioria das pessoas, entretanto, está longe do estilo de vida dos atletas olímpicos e quer concentrar os benefícios da atividade física no menor tempo possível. Eis aqui uma lista de ótimos exercícios para não atletas:
1. Natação: A reputação de “esporte perfeito” não veio sem razão. A natação desenvolve os músculos  e o sistema cardiovascular sem o impacto do peso do corpo que ocorre nos esportes não aquáticos. Por isso é recomendada para pessoas com artrite e problemas respiratórios. Ah, também foi comprovado que nadar melhora o humor e o estado mental dos praticantes.
2. Tai Chi: Considerado a meditação em movimento é uma prática ideal para idosos por não ter impacto significativo nas articulações e trazer benefícios para a musculatura, coordenação, respiração e, principalmente, estado mental.
3. Musculação: Esqueça a figura do Schwarzenegger na academia. A musculação trabalha com o simples princípio de que precisamos dos músculos para quase tudo, inclusive respirar ou pegar um copo d’água. Além disso, quanto maior sua massa muscular, mais calorias são necessárias para mantê-la.
4. Caminhada: Nossa espécie foi nômade por centenas de milhares de anos e isso se reflete na necessidade de nosso corpo em andar.  Uma prática simples como caminhar de 30 a 60 minutos por dia melhora o humor, fortalece os ossos, diminui a pressão sanguínea e previne contra degeneração cognitiva como perda de memória, por exemplo.
5. Exercícios de Kegel: Recomendados especialmente para mulheres estes exercícios consistem na contração e relaxamento de uma série de músculos da região pélvica. São necessário principalmente para os que sofrem de incontinência urinária ou problemas similares.
Fonte: Harvard Health

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas