sábado, 23 de março de 2013

Órgãos fiscalizadores confirmam contaminação do suco Ades de maçã por soda


Laudo não diz se contaminação das 96 unidades foi falha mecânica, humana ou criminosa
Por Redação
As Vigilâncias Sanitárias de Minas Gerais e municipal de Pouso Alegre [a 384 km de Belo Horizonte] confirmaram, nesta sexta-feira (22), a contaminação de um lote do suco de maça da marca Ades com solução de limpeza com soda cáustica na unidade da Unilever na cidade do sul mineiro.

Os técnicos disseram que houve “falha no processo de envase [embalagem] do alimento de soja sabor maçã  Lote AGB 25″. A nota sobre o resultado da vistoria, divulgada pela Secretaria da Saúde de Minas Gerais, não especifica se a falha foi humana ou mecânica.
A secretaria disse que “o estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracteriza final de processo”. É nesse momento, segue a explicação, “que ocorre o processo automático de limpeza” do tanque, com o uso da solução. “No entanto, o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase”, diz a nota.
Segundo a secretaria, como havia embalagens na linha de produção, foram embaladas 96 unidades de um litro e meio com o hidróxido de sódio (soda cáustica) e não com o suco de maçã AdeS.

“A empresa não constatou o desvio, e o produto foi disponibilizado ao mercado”, disse a fiscalização mineira, que determinou que aquela linha de produção continue paralisada até que cinco medidas sejam adotadas.
A primeira é a “revisão completa de todos os equipamentos, sensores e software do processo Ades”. A Unilever também terá que aumentar o número de amostras coletadas durante o processo de embalagem.

A empresa também terá que alterar o período de retenção dos produtos acabados antes da liberação ao mercado, adotar novos critérios de liberação do produto após a higienização dos tanques e adotar “dossiês” diários dessas liberações, “com assinatura dos gerentes”.
A inspeção na unidade de Pouso Alegre havia sido solicitada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo de 32 produtos da marca da mesma linha de produção.
Os produtos do lote com problema foram distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Ao menos 14 pessoas relataram reação adversa. Um menino de sete anos sofreu queimaduras nos lábios e na região do baço após ingerir um copo de suco de uva da marca AdeS, na Paraíba. Segundo a empresa, 50 unidades ainda estão em circulação.
Queimaduras

Em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), uma mãe registrou um boletim de ocorrência após o filho de 17 anos ter queimado a língua ao ingerir um suco de maçã da marca. Ela diz que o jovem perdeu a sensibilidade no local.
Já na Paraíba, a família de um menino de sete anos afirmou à Polícia Civil que a criança teve queimaduras nos lábios e na região do buço após ingerir suco de uva da marca AdeS. O menino passou por um exame de corpo de delito, que vai identificar se os ferimentos foram causados pelo suco.
*Com informações Folha Press

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas