sábado, 31 de agosto de 2013

PIB: Brasil cresce e supera EUA, Europa e Japão


 O IBGE divulgou nesta sexta-feira (30) o Produto Interno Bruto do Brasil no período de abril a junho. E o número surpreendeu positivamente os analistas - tanto do mercado quanto do governo. Foi o melhor dos últimos três anos, com avanços em todos setores produtivos. Tensão, surpresa. Nem os mais otimistas previam que o Produto Interno Bruto, a soma dos bens e serviços produzidos pelo país, avançasse 1,5% em comparação com o primeiro trimestre de 2013. O melhor resultado desde o início de 2010. O crescimento do Brasil ficou à frente do México, da União Européia, do Japão, dos Estados Unidos, e atrás da China.

Todos os setores da economia brasileira tiveram desempenho positivo. Agropecuária, indústria e os serviços, alavancados pelas vendas no comércio.
Os gastos do governo também cresceram, mas um dos maiores impactos veio dos investimentos. Empresas compraram máquinas e caminhões, que se tornaram mais atrativos por causa de medidas como a redução do IPI e a desoneração da folha de pagamento.
Com a desvalorização do real frente ao dólar, as exportações cresceram bem mais que as importações. E o saldo também ajudou o desempenho da economia - que foi ainda maior se comparado com o mesmo trimestre do ano passado. (Do portal G1)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas