sábado, 12 de outubro de 2013

Datafolha: Dilma ganha em todas as simulações de 2º turno


A vitória mais apertada seria numa eventual disputa final contra Marina
Pesquisa Datafolha de ontem mostra ainda que o tucano José Serra, ex-governador de São Paulo, é o mais rejeitado
Conforme as simulações feitas ontem pelo Datafolha, a petista Dilma Rousseff venceria qualquer adversário num eventual segundo turno da eleição presidencial
A vitória mais apertada seria contra Marina Silva, recém-filiada ao PSB. Dilma teria 47% dos votos, a neossocialista ficaria com 41%.
Em relação à pesquisa anterior, de 7 a 9 de agosto, a diferença é mínima. Naquela ocasião, Dilma somava 46%, Marina tinha os mesmos 41%.
A margem de erro dos dois levantamentos é de pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa de ontem, a vitória mais folgada de Dilma em hipóteses de segundo turno seria contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o outro possível candidato do PSB na disputa. O resultado seria 54% a 28%.
Contra o senador Aécio Neves (MG), o nome mais provável do PSDB na disputa de 2014, a petista ganharia por 54% a 31%. No enfrentamento ao tucano José Serra, ela seria reeleita por 51% a 33%.
Apesar de possuir mais intenções de voto que Aécio tanto no primeiro quanto no segundo turno, Serra tem algumas desvantagens em relação ao seu rival interno no PSDB.
A principal delas é a rejeição ao seu nome. O Datafolha de ontem mostra que 36% dos eleitores brasileiros não votariam no ex-governador de São Paulo de jeito nenhum.
Dilma, Campos e Aécio ostentam patamares parecidos de rejeição. Entre os nomes testados, Marina é a menos rejeitada, 17%.
Outra vantagem de Aécio está na taxa de conhecimento aos nomes dos candidatos.
Serra é conhecido por quase 100% do eleitorado. Assim, tem tem menor potencial de crescimento. Já o mineiro não é conhecido por 22%.

Por este critério, o maior potencial é o de Campos, um desconhecido de 43%. (Da Folha de S.Paulo - Ricardo Mendonça)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas