domingo, 27 de outubro de 2013

ENEM: APENAS 15% DOS INSCRITOS CONSEGUIRÃO VAGA NO ENSINO SUPERIOR

Neste fim de semana, 7,1 milhões de estudantes inscritos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um recorde de candidatos desde a criação da avaliação, há 15 anos. No entanto, a maioria dessas pessoas vai ficar bem longe de conseguir uma oportunidade no ensino superior, já que a oferta de vagas não cresce na mesma proporção do interesse dos brasileiros pelo exame nacional.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas atualmente em instituições de ensino superior é de 1,1 milhão por ano - 500 mil pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), 300 mil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e 300 mil nas universidades federais. Isso representa que pouco mais de 15% dos inscritos no Enem terão acesso aos cursos superiores.
Durante visita ao Rio Grande do Sul em agosto deste ano, para acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração de um instituto federal, o ministro Aloizio Mercadante reconheceu a carência de vagas e disse que o ensino técnico pode ser a solução para garantir a formação profissional dos brasileiros. "Aumentamos em 150% as matrículas nos últimos anos, mas só temos vaga para 1,1 milhão desses estudantes. Por isso que digo que a opção hoje é curso técnico”, afirmou na ocasião.
Para atender a demanda dos estudantes, o Ministério da Educação também tem apostado nas parcerias com o ensino privado e na educação a distância, com a ampliação das bolsas do Prouni e do finaciamento pelo Fies. Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, as instituições privadas atendem a 88% do ensino superior no Brasil.
Para que serve o Enem
Além de ser utilizado para conseguir os benefícios do Prouni e do Fies, o Enem serve para preencher vagas em universidades federais e estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada. Mais de 100 instituições públicas já aderiram ao sitema que usa a nota do exame nacional para selecionar os alunos.
Além disso, o Enem também é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras, que leva alunos brasileiros para fazer intercãmbio em universidades do exterior. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de alunos maiores de 18 anos que não têm o documento

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas