domingo, 24 de novembro de 2013

Confira lista de alimentos que enganam o consumidor e não são o que parecem

Confira lista de alimentos que enganam o consumidor e não são o que parecem
Pesquisa divulgada neste mês pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que muitos dos itens que a gente leva para casa não são exatamente aquilo que vendem. O órgão alerta acerca dos jogos de palavras usados pelas empresas que seguem a legislação, mas apresentam comunicação visual ambígua. Assim, os consumidores acabam por comprar produtos diferentes daquilo que desejavam. Confira a lista com os alimentos:
 
1) Hambúrguer de picanha sem picanha? Os sanduíches prontos congelados para micro-ondas trazem o nome do tipo da carne nobre em letras grandes, mas só revelam a real composição em descrição miúda. Os pesquisadores do Idec detectaram marcas cuja carne era, na verdade, uma mistura de carne bovina com carne de frango e sabor de picanha. Além disso, o queijo vendido como "sabor cheddar” também não passaria de queijo processado.
2) Leite com chocolate sem leite? Aqueles achocolatados prontos não costumam ser exatamente feitos de leite com chocolate. Muitas marcas contém apenas “bebida láctea”, mistura de soro, água e gordura vegetal. 
3) Mel que não vem da abelha? Com um preço inferior ao mel autêntico, esse tipo de mel, o produto costuma ser a primeira opção dos desavisados. O Idec alerta que com a leitura do rótulo, é possível perceber que a substância é outra, a base de glicose ou de melado de cana. 
4) Azeite com óleo de soja? Em vez do mais óleo de oliva puro, produtos colocados nas prateleiras anunciados como azeites, podem ser, na verdade, mistura em que o ingrediente principal é o óleo de soja. Segundo o órgão, a porcentagem nesses casos gira em torno de 85% a 90% da composição. 
5) Iogurte que não é iogurte? Os produtos podem ser encontrados em forma de bebidas lácteas, assim como os achocolatados. A diferença está principalmente na consistência, com mais água do que o leite puro tracidional. Informações da Veja SP.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas