sábado, 8 de março de 2014

ONU recomenda cursos de educação sexual em escolas a partir de 12 anos

Um dos objetivos é que jovens se familiarizem com o uso de anticoncepcionais

ONU quer estimular que jovens se familiarizem com pílulas. Foto:Divulgação
ONU quer estimular que jovens se familiarizem com pílulas. Foto:Divulgação
As Nações Unidas, por meio da OMS (Organização Mundial de Saúde), destacaram nesta sexta-feira (7) a importância de realizar cursos de educação sexual nas escolas a partir dos 12 anos para que os jovens se familiarizem com o uso de anticoncepcionais.
Esta diretriz integra as novas recomendações publicadas nesta semana por esta agência da ONU sobre o acesso aos anticoncepcionais para evitar uma gravidez indesejada e sobre a informação relacionada à educação sexual.
“A pesquisa mostra que a melhor idade é a partir dos 12 ou 13, mas pode começar já (…) aos 10 anos”, explicou durante uma coletiva de imprensa a diretora do departamento de Saúde Reprodutiva da OMS.
A educação sexual deve ser realizada em casa, mas também na escola, já que “a maioria dos pais não a realizam em casa”, em especial na África, explicou à AFP.
Quase 222 milhões de mulheres e de jovens não desejam ficar grávidas ou desejam adiar este momento sem utilizar anticoncepcionais, segundo a OMS.
A agência da ONU recomenda, além disso, que todas as pessoas interessadas no uso de anticoncepcionais possam ter acesso à informação sobre os diferentes métodos existentes.
Com estas medidas, a OMS espera que as adolescentes possam ter a possibilidade de utilizá-los sem a autorização paterna.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas