sábado, 1 de março de 2014

Oriundo de escola pública, 1º lugar em medicina da UFRN comenta realização do sonho

Ewerton afirma querer fazer “medicina diferenciada, para ajudar ao próximo”
Fazer “medicina diferenciada, para ajudar ao próximo”. Essa é a intenção de Everton de Souza Frutuoso, 18 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014, por meio do sistema de cotas.
 
A declaração foi testemunhada pela reitora Ângela Paiva Cruz, vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, na manhã desta sexta-feira, 28, em meio à recepção ao aluno no gabinete da reitora.
 
Na ocasião, a reitora destacou o que a aprovação de Everton Frutuoso é “muito importante” para a família, para a UFRN e para os jovens potiguares e do Brasil. Lembrou que a missão social da Universidade é focada na justiça social, na solidariedade e na formação para a cidadania.
 
Ângela Paiva frisou que a universidade pública é lugar de todos e reiterou o compromisso da Instituição com a inclusão social ao aderir ao sistema de cotas e ao ENEM/SiSU. E completou: “É imensa nossa felicidade por você ter passado para o Curso de Medicina e, particularmente, por ser beneficiado por essa política de inclusão da UFRN”.
 
A vice-reitora Maria de Fátima Ximenes também falou sobre a oportunidade que o aluno teve em concorrer com milhares de alunos e ter conquistado uma vaga. “Você está entre os 10% de estudantes que conseguiram entrar na universidade”, salientou.
 
Histórico
 
Filho de agricultor e dona de casa, Everton de Souza Frutuoso é natural do município de Ipanguassu e sempre estudou em escola pública. Fez o ensino fundamental na Escola Maria Natália de Souza e o médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), onde cursou Informática, “mais por falta de opção do que por vocação”, comentou o estudante.
 
O sucesso veio na segunda tentativa de entrar na universidade. Everton Frutuoso diz que sua opção por Medicina também foi influenciada por alguns colegas, um deles aprovado para a UFRN. Na primeira tentativa, no vestibular 2013, ele passou apenas na primeira fase.
 
Determinado a realizar o seu sonho, veio para a capital Natal, onde ganhou uma bolsa de estudo num cursinho pré-vestibular e trabalho como monitor. Isso, aliado às aulas particulares que ministrava, possibilitou-lhe o sustento para se preparar melhor para o ENEM/SiSU, coroado em 2014 com a aprovação para a UFRN.
 
Everton confessou que sente orgulho de hoje participar da melhor universidade do Norte/Nordeste, e uma das “gigantes” do Brasil. Emendou que, apesar de ser um curso bastante “puxado”, é isso que quer para sua vida. Instalado em uma das residências da UFRN, já foi classificado para receber outros auxílios sociais, como a Bolsa Permanência, que lhe dará condições de permanecer no curso até o fim.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas