domingo, 15 de junho de 2014

Caldo de cana é adotado pelo Globo na suplementação de atletas na pré-temporada

Bebida energética é capaz de aumentar o rendimento físico e recuperação da massa muscular de atletas


Por Redação
Ao se reapresentarem para a pré-temporada da Série D do Campeonato Brasileiro, os atletas do Globo foram surpreendidos com um acréscimo considerável na suplementação pós-treino, o caldo da cana de açúcar.
Jogadores do Globo tem bebido caldo de cana por orientação técnica (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Jogadores do Globo tem bebido caldo de cana por orientação técnica (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
E quem explica sobre o uso da bebida, aparentemente inusitada, é a nutricionista do clube, Célia Dantas. Segundo ela, os suplementos alimentares são recursos utilizados com a finalidade de complementar a alimentação dos atletas e suprir as necessidades nutricionais adicionais, visando melhor desempenho nos treinos e competições.
“O caldo de cana ou garapa é composto basicamente de água açúcar e conserva todos os nutrientes da cana de açúcar como minerais, vitaminas do complexo B e C e proteínas, por exemplo”, justifica Célia que adotou a substância para a suplementação dos atletas amparada por estudos realizados pelo Laboratório de Bioquímica do Exercício (Labex), Instituto de Biologia da Unicamp (IB) e Departamento de Alimentos e Nutrição, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).
De acordo com ela, todas as pesquisas comprovaram a eficácia do caldo de cana como uma bebida energética capaz de aumentar o rendimento físico e recuperação da massa muscular de atletas.
Considerando que os jogadores iniciarão a pré-temporada para a série D do Campeonato Brasileiro, e passarão por uma maior sobrecarga metabólica, em função do aumento da carga de treinos, a alimentação associada à suplementação exige uma atenção especial com cardápios e estratégias com custos acessíveis e produtos de qualidade.
“Como o futebol envolve uma gama enorme de interesses culturais, sociais e econômicos, a preservação física dos jogadores é tão importante quanto montar esquemas técnicos e táticos que, por sua vez, dependem de um bom condicionamento físico, pois significam uma economia enorme para os clubes”, conclui.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas