sábado, 27 de setembro de 2014

“Empresas financiam candidatos em busca de facilidades no poder público”

Candidato a deputado federal, Carlos Alberto cobra reforma política urgente

CARLOS-ALBERTO
Consciente da importância de um mandato político e da necessidade de lutar pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte, o professor Carlos Alberto, 46 anos, candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), valeu-se de sua experiência no Departamento de Administração da UFRN para formular uma proposta a ser executada, caso se eleja para a Câmara Federal.
Carlos Alberto foca a sua atuação em três reformas necessárias: o pacto federativo, a reforma política e a reforma tributária, além de cinco eixos considerados importantes para o futuro do Estado: educação; segurança, justiça e cidadania; trabalho; desenvolvimento e infraestrutura e turismo.
Filho de família seridoense, esta é a segunda vez que Carlos Alberto disputa um cargo eletivo. No pleito de 2012, foi companheiro de chapa do deputado Fernando Mineiro na disputa pela Prefeitura do Natal. Professor da UFRN, onde ingressou em 1999, possui bacharelado em Administração de Empresas e mestrado em Administração de Recursos Humanos pela UFRN e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP.
Reformas
Segundo o candidato, o pacto federativo proposto engloba a divisão da receita dos impostos entre estados, municípios e união: “Essa divisão vem prejudicando os municípios, que não conseguem investir diretamente nas melhorias e demandas específicas de cada um”, disse. A saúde, na sua opinião é o serviço público mais prejudicado pela atual fórmula adotada na repartição dos recursos públicos.
Sobre a reforma política, Carlos Alberto considera que ela é necessária e urgente: “A grande maioria dos políticos que se elegem, em todas as casas legislativas, só o conseguem devido ao elevado gasto de suas campanhas eleitorais”, afirma. E acrescenta: “O financiamento das campanhas eleitorais percorre um caminho viciado, onde empresas privadas financiam candidatos em busca de facilidades na contratação de obras e serviços pelo poder público”.
Carlos Alberto, que conhece bem a luta dos empresários norte-riograndenses, afirma que a necessidade de se fazer uma reforma tributária no Brasil é uma unanimidade. “O governo federal vem promovendo medidas pontuais de desoneração, mas o problema tem que ser atacado de frente pelo Congresso Nacional. O elevado número de taxas, contribuições e impostos tem levado a economia brasileira a crescer menos do que poderia”.
Eixos de atuação
O plano de atuação parlamentar do candidato Carlos Alberto está organizado em cinco capítulos: educação; segurança, justiça e cidadania; trabalho; desenvolvimento e infraestrutura e turismo.
Como professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Turismo e, atualmente, coordenando o curso de Administração da UFRN, Carlos Alberto acredita que é possível avançar nesta area, multiplicando as conquistas: “O desafio do país não é mais o do enfrentamento da miséria, mas sim o de fazer com que as pesoas atinjam um patamar socioeconômico compatível com o dos habitantes dos países desenvolvidos”.
Para o professor Carlos Alberto, segurança, justiça e cidadania são temas distintos, mas que possuem um inimigo em comum, a ação criminosa do tráfico de drogas, responsável pela escalada de violência no Brasil e no Rio Grande do Norte. “Defendemos a melhoria da infraestrutura de segurança para o estado, apoiando a ampliação do efetivo e a modernização das instalações e de equipamentos das polícias civil e militar”.
As relações de trabalho, na opinião de Carlos Alberto, evoluem ao longo do tempo e muitas são as propostas para a modernização das relações trabalhistas: “Buscaremos a intermediação nas negociações para que se garanta a trabalhadores e empregadores leis trabalhistas modernas e adequadas ao ganho de qualidade de vida no trbalho e a repartição da riqueza gerada para ambos”.
Para o candidato Carlos Alberto, deve-se ter a consciência de que a capacidade de trabalho é na maioria das vezes a única maneira de um trabalhador ascender socialmente. Em contraponto, afirma, as empresas buscam desenfreadamente ganhos de produtividade. “Esses dois objetivos, devem caminhar na mesma direção para que haja ganho para as empresas e os trabalhadores”.
E para consolidar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, o professor Carlos Alberto pretende destinar suas emendas para a elaboração de projetos estruturntes para o desenvolvimento do Estado, tais como: a construção de um novo porto, a contratação de um estudo para que se dê a integração do Estado à ferrovia Transnordestina, a retomada dos estudos para a implantação de indústrias produtoras de PVC, em parceria com a Petrobras, além de um plano de transporte na região metropolitana de Natal que o planeje para os próximos 30 anos.
Durante quatro anos, Carlos Alberto foi subsecretário de Turismo do Rio Grande do Norte. Neste período coordenou a eleboração de três planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, para os polos Costa das Dunas, Seridó e Costa Branca. “Nossa atuação como parlamentar será voltada para que esse planejamento seja implementado”.
Segundo Carlos Alberto, apesar dos esforços dos parceiros envolvidos na atividade turística em nosso estado, o turismo do Rio Grande do Norte vem a cada ano perdendo força: “Isto acontece dado a falta de prioridade do governo estadual. A secretaria foi abandonada sem orçamento e com constantes mudanças físicas e de gestão que atrapalharam seu pleno funcionamento”.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas