domingo, 7 de setembro de 2014

MEC: Ideb põe em xeque gestão de estados e municípios


Segundo ministro da Educação, este seria o motivo da demora na divulgação; dados podem sair ainda hoje

Fonte: O Globo (RJ)

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse ontem que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) põem em xeque a gestão de estados e municípios. Por isso, segundo ele, o governo está sendo tão cauteloso na sua divulgação. Até o início da noite de ontem, o Ministério da Educação (MEC) ainda não havia marcado data e horário para o anúncio dos resultados do Ideb de 2013, limitando-se a informar que estava mantida a decisão de tornar os dados públicos nesta semana, isto é, hoje.
- Temos que ter uma grande responsabilidade na divulgação desses resultados, porque esses resultados colocam em xeque a gestão dos estados e municípios. Tudo que eles fizeram ao longo desse anos na gestão da Educação vai ser colocado em xeque, discutido publicamente. Isso é fundamental. Então temos que ter segurança. Estamos chegando muito próximo da divulgação. Temos esse compromisso da divulgação o mais rápido possível - disse Paim, após entrevista coletiva sobre o programa Mais Médicos, no Ministério da Saúde.
Conforme O GLOBO revelou anteontem, o governo federal já tem pronto o material, que foi comunicado à Casa Civil há mais de duas semanas. A avaliação nas Escolas de Ensino fundamental e médio é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao ministério. O Inep já concluiu a análise dos dados, mas o governo ainda não havia liberado o anúncio dos resultados. Anteontem, o próprio Inep informara que a análise das notas já tinha sido concluída e estava preparando o material de divulgação.
Explicação para demora
Paim negou que o governo tenha retardado a divulgação. Ele voltou a justificar a demora pelo fato de que mais de 300 Escolas apresentaram recurso ao Inep, exigindo uma nova análise dos dados.
- Não houve retenção. Nós tivemos um volume maior de recursos, 30% a mais que o processo anterior. Há dois anos, divulgamos em 14 de agosto. Tivemos que fazer um trabalho mais aprofundado para, exatamente, divulgar esse resultado com muita tranquilidade - declarou.
Mais cedo, em evento no Palácio do Planalto, Paim já havia falado sobre o tema.
- Esse governo tem o DNA voltado para a questão da avaliação e à divulgação de dados. Temos muita tranquilidade em relação a isso. Queremos ter toda a segurança para divulgar os números - disse ele, após encontro com a presidente Dilma Rousseff e o vencedor da Medalha Fields, o matemático Artur Ávila.
O ministro disse ainda que, se for convidado à Comissão de Educação do Senado para explicar o atraso do Ideb, terá "o maior prazer em ir". Anteontem, o presidente da comissão, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), disse ao jornal "Valor" que convidará o ministro para falar sobre o assunto.  

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas