sábado, 27 de setembro de 2014

Principais desafios a serem enfrentados pelo próximo presidente na área de Educação

Candidatos apontam propostas para valorizar os professores, aumentar vagas em creches e facilitar o acesso de jovens a universidades
Fonte: Rádio Bandnews FM

Valorizar os professores, aumentar vagas em creches e facilitar o acesso de jovens a universidades. Esses são apenas alguns dos desafios do próximo presidente da República na área da educação e o tema da segunda reportagem da série especial que você ouve nessa semana.

Para superar os desafios na educação, os candidatos ao Palácio do Planalto prometem diferentes projetos para a área. Marina Silva, do PSB, quer a formação inicial e continuada de professores e o estabelecimento de planos de carreira e salários.
Já Aécio Neves, do PSDB, aposta na criação de incentivos para melhorar a formação, a carreira e a remuneração dos professores e o Aprimoramento do modelo do PRONATEC.
A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, quer fortalecer programas como o SISU, ENEM e o Ciência sem Fronteiras. 
O candidato do PV, Eduardo Jorge, propõe um piso nacional para os profissionais, que podem ter adicionais municipais, estaduais ou federais.
Pastor Everaldo, do PSC, quer expandir o PROUNI para ensino técnico, médio, fundamental e infantil, para que alunos de baixa renda tenham acesso a ensino privado.
O candidato do PRTB, Levy Fidelix, sugere o uso da informática para melhorar o ensino básico no país. Outra aposta seria uma melhor alimentação do alunos e a reestruturação do ensino e dos salários.
O plano de governo de José Maria, do PSTU, sugere para a área da educação, a destinação de 10% do PIB.
Eymael, do PSDC, promete incentivar a municipalização do ensino fundamental e ampliar o ensino integral no ensino fundamental.
A candidata do PSOL, Luciana Genro, propõe a criação de um Plano Nacional de Educação que não assegura os 10% do PIB para a educação pública.
Mauro Iasi, do PCB, quer uma educação igualitária, onde todos tenham acesso a ensino de graça e de qualidade.
E Rui Costa Pimenta, do PCO, sugere um sistema único de educação estatal, sob o controle dos trabalhadores e a estatização das escolas privadas.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas