domingo, 2 de novembro de 2014

"Nossa aliança enxuta nos proporciona liberdade de fazer um governo técnico", diz Robinson Faria

Robinson planeja ações do novo governoRobinson planeja ações do novo governo
Há uma semana Robinson Faria (PSD) se tornava com 877.286 votos o governador mais votado da história do Rio Grande do Norte numa virada histórica sobre Henrique Alves (PMDB). Esta foi a primeira vez que o mais votado no primeiro turno terminou derrotado no segundo. Nesta entrevista, Robinson fala das metas e garante fazer uma administração técnica.

Bruno Barreto - Editor de Política
O Mossoroense: Qual o fator decisivo para a sua eleição?
Robinson Faria: Credito a nossa vitória à vontade do povo potiguar que não aceitou o acordão e que provou que eles é que elegem os candidatos. Fizemos uma campanha limpa, bonita e com conteúdo e a vitória chegou através das pessoas simples, dos anônimos.

OM: O senhor é o governador mais votado da história do Rio Grande do Norte. Como se sente com isso?
RF: A eleição desse ano surpreendeu. Começamos a campanha desacreditados, subestimados e saímos vitoriosos. A nossa coragem e resistência e o grito de liberdade das pessoas fizeram a diferença. Cumprimos a nossa missão de levar nossas propostas a todo o Rio Grande do Norte, através da Caravana da Liberdade, e o resultado foi o melhor possível. Estamos felizes!

OM: Mossoró lhe rendeu a vitória mais importante nos municípios ou o senhor destacaria outra?
RF: A nossa votação em Mossoró surpreendeu. Recebemos a confiança de mais de 79.619 mil eleitores, que representam 71,66% dos votos válidos, ampliando a diferença para o segundo colocado em mais de 48 mil votos. O empenho do prefeito e nosso amigo Francisco José Júnior, do PSD, fez toda a diferença. Os vereadores que nos apoiaram, o deputado federal Betinho Rosado e lideranças também fizeram parte dessa história bonita e vitoriosa.

OM: Qual será o papel do PT no seu governo?
RF: O Partido dos Trabalhadores foi um importante parceiro no processo eleitoral e com eles desbravamos o Rio Grande do Norte. Agradecemos a militância do PT, os vereadores, presidentes de associações e amigos do PT que estiveram sempre conosco. No governo, o partido terá importante participação e secretarias e na condução de políticas públicas para os potiguares.

OM: E o prefeito Francisco José Júnior participará do governo fazendo indicações?
RF: O governo Robinson será parceiro de Mossoró nas ações e projetos na cidade. Sobre a participação no governo ainda não conversamos sobre o assunto.

OM: Nunca um governador foi eleito com uma quantidade tão pequena de lideranças ao lado. Isso torna mais fácil uma reforma política que enxugue a máquina e reduza cargos comissionados?
RF: Vamos governar para as pessoas, independente dos apoiadores. Nossa aliança enxuta nos proporciona liberdade de fazer um governo técnico, priorizando a eficiência na máquina pública e na otimização dos serviços públicos.

OM: O senhor já sabe o que fará no primeiro dia de governo?
RF: Em janeiro de 2015, os leitores do jornal O Mossoroense saberão.

OM: Qual a primeira parceria que o senhor pretende fazer com o Governo Federal?
RF: Na próxima semana, a nossa equipe de transição iniciará o trabalho com o atual governo. Vamos conhecer os números, os projetos e dessa forma poderemos planejar as parcerias com o governo federal.

OM: O senhor disse que iria incorporar ideias de Robério Paulino no governo. Quais seriam elas?
RF: O professor Robério Paulino tem projetos na educação, conhece bem a realidade das escolas públicas e das questões relacionadas aos estudantes como transporte público e projetos na área de cultura e lazer.

OM: Em quanto tempo o senhor pretende implantar o Ronda Cidadã?
RF: Como citei na resposta anterior, precisamos conhecer a realidade dos números do governo para planejar as primeiras ações. Mas a população receberá uma boa surpresa no setor da segurança nos primeiros dias de gestão.

OM: A loteria estadual é uma de suas metas. Quanto tempo deve se tornar uma realidade?
RF: Vamos avaliar com os nossos técnicos sobre a implantação desses projetos e a reformulação da política tributária no Estado.

OM: O Cidadão Nota Dez, um projeto de sua autoria, vai ser resgatado?
RF: Nosso governo será um governo solidário e o Cidadão Nota Dez será implantado na nossa gestão a partir do ano que vem.

OM: Quais os planos para a Uern?
RF: A Uern é a única universidade estadual do Rio Grande do Norte e precisa de investimentos do Governo do Estado. Assumimos o compromisso de lutar por ações de fortalecimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, incluindo a luta por mais vagas para a Uern, ampliação da infraestrutura e investimento na construção do campus de Apodi e a do Hospital Materno-Infantil em Mossoró. Vamos também debater a questão da autonomia financeira da Uern; melhorias nos planos de cargos, carreira e salários dos servidores; assegurar recursos para contrapartida de convênios federais; autorização para concurso público e criação de novas estruturas da Uern no Rio Grande do Norte.

O mossoroense

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas