sábado, 4 de abril de 2015

Banco do Nordeste garante recursos para o Pró-Sertão

Criado com o objetivo de gerar renda para a população, o  Programa de Industrialização do Interior (Pró-Sertão) é um dos projetos responsáveis pela expansão da produção de confecções no Rio Grande do Norte nos últimos anos. A meta do programa é que até dezembro de 2020,  o Estado tenha cerca de 300 unidades de facção implantadas, com produção diária de 126 mil peças e a geração de mais de 12 mil empregos diretos. Os números consolidam a parceria com o Banco do Nordeste, que já concedeu mais de R$ 2 milhões em financiamentos para pequenas indústrias em várias regiões do Rio Grande do Norte, com destaque para o Seridó.

Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual do RN, Agnelo Peixoto, atualmente o Banco conta com dezenas de clientes do setor e várias propostas novas estão em análise na rede de agências. “Enquanto banco de fomento, é importante apoiarmos iniciativas como o Pró-Sertão, que contribui para a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das famílias que atuam no ramo de vestuário”, afirma o gestor.

Magnus Nascimento
Cada facção gera, em média, trinta empregos diretos no interior do Rio Grande do Norte, segundo estimativas do Sebrae
Cada facção gera, em média, trinta empregos diretos no interior do Rio Grande do Norte, segundo estimativas do Sebrae

Desde que o programa foi iniciado, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já foram atendidas 47 facções no RN. Elas geram, em média, 30 empregos diretos. Multiplicando, são mais de 1.400 pessoas trabalhando nesse mercado. Estima-se ainda que cada facção gere até 120 empregos indiretos.

A comercialização dos vestuários produzidos pelas facções é destinada a atender grandes empresas. Atualmente, a média de cada projeto contratado com o Banco do Nordeste gira em torno de R$ 150 mil. Espera-se, até 2018, que esses empreendimentos elevem em 15% o faturamento por ano.

Uma das facções que se destaca no setor está localizada na cidade de Parelhas, a 246 km da capital potiguar. Os contadores Inácio Júnior e Rosineide Oliveira estudaram o mercado e avaliaram os riscos antes de abrir o negócio em sociedade.  Instalada há pouco mais de um ano, a Ideal Confecções vem se fortalecendo no setor e fornece camisetas a uma grande empresa do ramo de vestuário. Ele explica que para atender a demanda o Banco foi parceiro do empreendimento. “Contar com esse apoio foi imprescindível pra entrar nos negócios. Vimos boas condições de financiamento entre toda a concorrência e, como temos uma relação muito boa, financiamos 70% na compra dos equipamentos”, fala o empreendedor. A expectativa, segundo Inácio, é se especializar nos próximos dois anos no mercado para dobrar a produção da camisaria e até mesmo abrir espaço para a confecção de calças.

O Pró-Sertão foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e conta com parceria do Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Sebrae e dos municípios. A iniciativa aproveita as oportunidades decorrentes do aumento da demanda de grandes redes varejistas e a consequente ampliação mercadológica do setor.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas