sábado, 8 de agosto de 2015

Destaques no Top 10 do Enem, escolas do CE apontam tecnologia e professores como segredos do sucesso

Três das seis melhores do país são escolas privadas cearenses; públicas ainda têm notas baixas

Fonte: R7



Investimento na capacitação dos professores, incentivo ao estudo na área de exatas e aposta em tecnologia é uma combinação que parece surtir efeito no desempenho de alunos do ensino médio. Duas das três escolas de Fortaleza que foram destaque na lista de classificação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 apontam esses mesmos fatores como “segredo” do sucesso de seus alunos.
A capital cearense dominou o ranking divulgado na quarta-feira (5) pelo Ministério da Educação. Três das seis melhores colocadas do País estão na cidade: colégio de aplicação Farias de Brito (2º lugar), Christus colégio pré-universitário (4º lugar) e Ari de Sá Cavalcante (6º lugar), todos centros de ensino particulares.
Além do investimento no quadro de professores, Tales de Sá Cavalcante, professor e diretor superintendente da organização Farias Brito, acredita que o resultado positivo da escola é reflexo da atenção às habilidades de cada aluno.
— A gente já faz há algum tempo um trabalho de turmas homogêneas. Diagnosticamos as deficiências dos alunos em exames de sondagem e trabalhamos individualmente esse aluno e, de acordo com a evolução dele, colocamos em turmas mais avançadas.
Além disso, Cavalcante destaca a presença dos alunos em olimpíadas internacionais na área de exatas e os estudos de filosofia desde os primeiros anos escolares.
— O nosso aluno estuda filosofia antes de aprender a ler. A filosofia, além de ajudar no raciocínio lógico, ajuda a pensar e ainda tem uma boa contribuição na vida cidadã do aluno.
Outro “segredo” do sucesso foi levantado por David Rocha, um dos diretores do Christus: usar a tecnologia como aliada. Segundo ele, o colégio tem uma estratégia bem definida para que a conexão dos alunos com a internet e os aparelhos eletrônicos não desviem a atenção dos tradicionais quadros negros.
— Nossos professores têm capacitação constante, temos muita tecnologia na escola, lousa digital, professores capacitados para usar tablets em sala de aula. Desde 2011 trabalhamos assim. A juventude do século 21 tem muita vontade de entrar na sala de aula e ver o mesmo mundo que eles veem da porta para fora.
Alunos
A rotina de estudos é intensa. De segunda a sexta-feira, Thomaz Alexandre Costa, 17 anos, chega a Farias Brito, às 7h. Fica na biblioteca e na sala de estudos até as 13h e, meia hora depois, começa a ter suas aulas regulares do terceiro ano do Ensino Médio. À noite, costuma, por vezes, dar mais uma esticada no colégio e vai embora depois das 21h. Há um ano, Costa resolveu intensificar o foco e esforço na escola.
— Sempre estudei bastante, mas intensifiquei desde o meio do ano passado. Como quero medicina, um objetivo grande, e quero em São Paulo, o que torna o objetivo ainda maior, comecei a me focar mais.
Essa decisão foi aprovada pelos pais e passou por orientação da escola, cuja mensalidade custa cerca de R$ 1.200.
— Sobre faculdade, sempre conversamos com os coordenadores e psicólogos a para a rotina de estudos falo com a psicóloga e vemos a melhor forma de adequar isso tudo.
Assim como Costa, diversos alunos do Farias Brito seguem a mesma rotina. Além das aulas durante a semana, a escola fica aberta e à disposição dos alunos também no fim de semana.
— A gente tem uma estrutura muito boa no colégio, temos simulados quase toda semana. Estou indo bem. Acho que o resultado será bom.
Descompasso
Se por um lado as escolas particulares de Fortaleza — que têm mais quatro representantes entre as 100 melhores do ranking — tiveram desempenho de excelência no exame, por outro os centros públicos de ensino do Estado ainda aparecem em posições ruins. O melhor colocado da classificação geral é o Colégio Militar de Fortaleza, que é federal e está na 486ª posição da lista.
Em seguida, em 2.270º, aparece o EEEP Adriano Nobre, colégio estadual da cidade de Itapagé. O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, também estadual, é o terceiro público cearense da lista e está na posição nº 2.270.
Apesar de ter apresentado avanço nos últimos anos, a nota do Estado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) está abaixo de outras unidades da federação. Em 2013, o índice do Ensino Médio cearense ficou em 3,6 — abaixo da meta projetada pelo Mec, que era de 3,9.
Sob um novo aspecto de classificação das escolas, no entanto, o ensino público do Estado teve um destaque. Se consideradas as instituições de grande porte (com mais de 90 alunos), onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio (alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, as dez mais bem colocadas escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste. E a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo do ranking.

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