sexta-feira, 23 de março de 2007

[Apodi 172 anos] É preciso os apodienses fazerem a autocrítica de sua sociedade

Neste dia, em que Apodi comemora seu aniversário, trago este pequeno texto para refletirmos. No Apodi, há o que se comemorar?
Que coisa bonita uma cidade comemorar 172 anos, mas o que temos realmente para comemorar nestes 172 anos? uma das principais cidades da região oeste e um povo que ainda passa fome? Uma das dez maiores cidades do estado onde muitos não têm uma casa nem um lugarl ao sol? O que efetivamente esperamos deste Apodi? Já se passaram 172 anos de emancipação e até hoje não aprendemos a viver.

não seria mais interessante estarmos comemorando 172 novas moradias? 172 novos empregos? 172 novas indústrias? 172 estudantes se formando em um campus avançado da Uern, em nosso município? Estas pequenas conquistas iriam alegrar bastante o povo Apodiense. É uma abstração querer comemorar o que na realidade não existe.

Todos as cidades Brasileiras enfatizam as comemorações desta data que não deixa de ser muito significativa, mas poderíamos ter aprendido muito mais nestes anos. Este é um tema muito polémico e complexo para ser discutido em poucas linhas, porém nos conduz a indagar : como estaremos nos próximos anos? O que objetivamente queremos para nossos filhos e netos?

Assim,nestes 172 anos, é necessário admitir que nossos sonhos mais legítimos têm sido sistematicamente frustrados por nossa incapacidade de torná-los realidade.

Escrito por Ozamir Lima

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas