sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Governo e o Sinte

Já no início da noite de ontem, a Secretaria Estadual de Educação informou ao JORNAL DE FATO as suas propostas para atender às reinvidações dos professores, que fizeram paralisação por dois dias no RN. Os principais temas foram apresentados à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (SINTE). Os principais pontos a serem apresentados aos professores são referentes Ao pagamento de dívidas de exercícios anteriores referentes a horas suplementares (2006 e 2007), aposentadorias, abono de permanência, vencimento de professores, cargo comissionado, adicionais (qüinqüênios) e alteração de carga horária, o que representa um aporte de recursos no valor de R$6.456.500,31, beneficiando assim 5989 servidores.


O Sinte tentou negociar uma série de reinvidicações, algumas que não foram prometidas mas não cumpridas pela governadora Wilma de Faria, e não vinha conseguindo êxito. Ontem, o secretário Ruy Pereira concedeu entrevista e disse que “as negociações ocorreram de forma satisfatória, porque o sindicato teve 12 de 18 pontos da pauta atendidos”.


Um dos problemas apresentados na pauta de negociação é com relação à grande quantidade de estagiários, muitos deles que ainda estão estudando e não receberam seus salários. A secretaria informou que será feito um levantamento sobre a quantidade de estagiários na rede de ensino e que “firmou uma pareceria com o IEL para capacitar estes estagiários no tocante a atuação em sala de aula”.


A intenção do secretário é que a partir de janeiro de 2009, o estagiário atuará dentro das escolas como um assistente pesquisador, este acompanhará o professor ao longo do ano, com o objetivo de estar hábil para assumir suas tarefas, caso ocorra alguma necessidade de afastamento.
O problema maior não é quanto aos estagiários, mas com relação à contratação de mais professores. Ruy garantiu que está fazendo um levantamento sobre a real necessidade nas escolas. Ao término desse processo, os professores concursados deverão começar a ser chamados para assumirem suas funções em sala de aula. Hoje, o JORNAL DE FATO vai ouvir o Sinte para ver como os professores encaram estas propostas.

César Santos

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas