segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Noventa municípios brasileiros têm mais eleitores que habitantes

Da Agência Brasil

O município de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, a 380 quilômetros de Natal, deve viver um pequeno fenômeno migratório no dia 5 de outubro, primeiro turno das eleições municipais. A cidade de 5.728 habitantes tem 7.162 eleitores aptos a votar em 2008.

O eleitorado do município é 25% maior que a estimativa populacional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana.

Com 1.434 eleitores a mais que a população, Severiano Melo é o primeiro da lista de 90 municípios revelada em levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que aponta as cidades com divergência entre os números de eleitorado e estimativa populacional.

Os números do TSE são do balanço mais recente do tribunal, de julho, após o cancelamento de mais de 1,8 milhão de títulos. "O IBGE contou vários sítios ao redor da cidade como parte do município vizinho. Mas mantemos escolas e postos com dinheiro da prefeitura; é população do município de Severiano Melo", justificou um assessor financeiro da prefeitura Neusion Holanda.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas