quarta-feira, 15 de outubro de 2008

[Desmotivação] Dia do Professor sem comemoração

No Dia do Professor, hoje, a categoria não tem motivo para comemoração, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN). Jornada de trabalho exaustiva, relação conflituosa com alunos, condições de trabalho precárias e salários baixos desestimulam educadores e põem em xeque a qualidade do ensino na rede estadual.
Sem reajuste salarial desde 2006, os professores saíram enfraquecidos da greve de 42 dias no primeiro semestre deste ano. Voltaram ao trabalho sem aumento de salário e sem as promoções horizontal e vertical que esperavam receber. E ainda convivem com salas de aula superlotadas (sobrecarga das cordas vocais) e defasagem salarial, o que leva a uma situação de estresse profissional quase inevitável.
"No plano federal, tivemos este ano a aprovação do Piso Nacional da Educação, uma conquista histórica, mas não temos motivos para comemorar no âmbito do Estado, já que não houve avanço no atendimento da nossa pauta de reivindicação", avalia o sindicalista Aldeirton Pereira, da coordenação regional do Sinte/RN.
Entre os pleitos, estão a redução da jornada de trabalho de trinta para vinte horas semanais, reposição de perdas salariais, melhoria nas condições de trabalho e contratação de professores.
"Essas reivindicações nos motivam a continuar na luta em defesa da categoria, cuja principal bandeira será a implantação do Piso Salarial, já questionada por diversos secretários de educação", informa Aldeirton Pereira.
Fonte: De Fato

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas