sábado, 15 de novembro de 2008

Estudo mostra que 71% dos latinos-americanos estão felizes

Um estudo divulgado neste sábado mostra que 71% dos latino-americanos se sentem satisfeitos com suas vidas. Segundo Marta Lagos, diretora da Latinobarômetro, a América Latina experimentou a liberdade possibilitada pela democracia e o crescimento econômico dos últimos cinco anos, e agora os latino-americanos estão - cada dia mais conscientes de seus problemas, mais exigentes com seus direitos e com maiores expectativas de futuro.

A esperança com que os habitantes da região vêem o futuro aumentou de 49% em 1998, para 61% em 2006, e 71% em 2008.Na região, o país mais preocupado com o futuro é o Peru (44%), enquanto o que mais tem esperança é o Paraguai (83%).Para a Latinobarômetro, - apesar da boa fase econômica dos últimos anos, a percepção da maioria continua sendo de que é o Estado quem deve resolver os problemas.

O país mais a favor das soluções a cargo do Estado é a Argentina, seguida por Paraguai e Nicarágua, enquanto o país que dá menos peso à responsabilidade estatal é a Guatemala.
Em relação às atividades que deveriam estar em mãos do Estado, 86% mencionam a educação; seguido da saúde (85%), da água potável (83%) e das universidades e da previdência (82%).

No aspecto cultural, a Latinobarômetro revelou que as pessoas mais discriminadas são os pobres, seguidos pelos índios, homossexuais, negros, imigrantes e velhos.
folha

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas