segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Atirador de sapatos fica famoso e é homenageado






O jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, de 29 anos, que ganhou fama no domingo ao lançar sapatos contra o presidente George W. Bush, foi homenageado pela sua bravura.

O grupo de caridade da Líbia Wa Attassimou, comandado pela filha do líder do país, Muammar Gaddafi, decidiu conceder a Al-Zaidi o prêmio de coragem, por achar que a atitude do jornalista representa uma vitória para os direitos humanos em todo o mundo. A instituição também pediu ao governo iraquiano que liberte o repórter, e considera que as autoridades do país também devem enobrecer o jornalista.



Mas de acordo com Yasin Majeed, conselheiro de mídia do primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, Al-Zaidi será processado por insultar o Estado iraquiano.

Segundo a Reuters, as imagens do incidente, que foi considerado um ato furioso contra as atitudes de Bush no Oriente Médio, foram repetidas várias vezes, em redes de tv árabes e iraquianas.

O ato do jornalista foi premeditado, segundo seus colegas de trabalho. Eles disseram que Zaidi detesta os Estados Unidos e o presidente americano há tempos.

(De O DIA


0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas