quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dnocs não fala sobre projeto de irrigação para Apodi

Decepção e frustração: assim pode ser resumida a reunião que os Trabalhadores Rurais do Apodi realizam na manhã de ontem com a proposta de receber do Departamento Nacional de Obras Contra s Secas (Dnocs) esclarecimentos sobre os detalhes do projeto de irrigação e o uso das águas da barragem de Santa Cruz.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Francisco Edilson, a direção do Dnocs agiu de má fé com os agricultores e representantes de entidade do município de Apodi e região do Vale. Segundo ele, para a reunião marcada para as 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Apodi, que se encontrava totalmente lotado, foi enviado um profissional em piscicultura. "Quando o técnico começou a falar, percebemos que havia um erro e pedimos a palavra. Foi então que ele nos informou que tinha sido designado para falar sobre a importância da piscicultura e os projetos que poderiam ser viabilizados na barragem. Nossa expectativa era de que sua vinda serviria para a eliminação de algumas dúvidas sobre os investimentos de R$ 200 milhões que serão canalizados para a região a partir dos recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso foi um desrespeito com a população de Apodi", acrescentou o sindicalista

Segundo ele, o projeto conta com alguns pontos a serem discutidos, já que existem outros cinco projetos prontos para a região que não alcançam a quantia de R$ 100 milhões e nenhum desses projetos foi aproveitado. Ele disse que não existe qualquer tipo de informação quanto à forma de utilização desse projeto, o que vem gerando grande insegurança. "Contamos com uma ampla área no Vale que pode ser aproveitada facilmente a partir da irrigação por gravidade. Os recursos disponibilizados não prever recursos para esta área. Os recursos do PAC serão aproveitados apenas para exploração da chapada, o que para nós se configura como uma falha", afirmou o presidente do sindicato em contato com o CORREIO DA TARDE.

Edilson disse que uma nova convocação ao diretor nacional do Denocs, Elias Fernandes, será feita, assim como também ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza, para que ambos possam falar sobre os projetos que serão desenvolvidos na Chapada e Vale do Apodi. Ele disse que caso o Dnosc não venha até Apodi explicar o projeto, uma comissão irá até à sede do órgão para resolver essa situação.
Fonte:Correio da Tarde

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas