segunda-feira, 2 de março de 2009

Professores do estado entram em greve em Mossoró

Professores da rede estadual de Educação em Mossoró votam pela greve da categoria em Assembléia realizada na manhã de hoje. Com a decisão, início do ano letivo foi cancelado. Um grande número de professores lotados na 12ª DIRED, participou da assembléia que teve pauta de discussão curta, contendo apenas os informes sobre a última audiência e a votação da greve. A reunião foi realizada no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI).

Entre os principais pontos de reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), está a questão do piso salarial, incluindo as diferença de letra e de nível.

Segundo um dos coordenadores do movimento em Mossoró, Josué Damasceno, a categoria está reivindicando que sejam considerados os 40% de diferença no salário dos professores graduados, definidos pela Lei 322/2006, do plano de cargo, carreira e remuneração. "Como está sendo aplicada a proporcionalidade em relação carga horária de trabalho semanal, o piso referente as 30h é de R$ 712,00. Só que não estão sendo consideradas a diferença entre as letras e o nível dos profissionais", frisou.

Josué Damasceno, explicou que quando o professor entra no estado, entra na letra A, a cada 3 anos de trabalho, os profissionais mudam de letra, com direito a um acréscimo de 5% no piso salarial. No entanto, tem professor com 25 anos de trabalho, prestes a se aposentar e ainda está na letra C, ou seja, acumulando 35% de prejuízo. Em outros casos, alguns professores mudaram de nível há 15 anos e ainda não recebem de acordo com a graduação.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró (SINDISERPUM), também participou da Assembléia, apoiando o movimento dos profissionais do estado, já que o sindicato também está realizando movimento grevista pela mesma causa.

Para Josué Damasceno, a participação do Sindiserpum é comum já que muitos profissionais são vinculados aos dois sindicatos, promovendo um movimento conjunto com a mesma luta.

Durante a assembléia a categoria foi informada sobre a última audiência com o Secretário Estadual de Educação, Ruy Pereira, realizada na sexta-feira (27), em Natal. De acordo com informações passadas pelo Diretor de Comunicação do Sinte em Mossoró, Rômulo Arnauld, não houve nenhum avanço, o governo continua irredutível. "Em todas as audiências realizadas esse mês, eles disseram que o governo já implantou o piso nacional. O Governo criou o piso do jeito que eles interpretaram e ainda está ferindo a lei do plano de cargo, carreia e remuneração", enfatizou.

Como a categoria votou pela greve, o início do ano letivo 2009 que estava previsto para hoje, foi cancelado. Um dos coordenadores da regional de Mossoró, Josué Damasceno, afirmou que o sindicato estão programando mais uma assembléia para a próxima sexta-feira. Até o fechamento dessa edição o local da próxima assembléia ainda não havia sido definido.
Nara Andrade-Correio da tarde

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas