domingo, 22 de março de 2009

Serra 36% e Dilma 18%

O número que você viu aí no título se refere à porcentagem de votos que esses candidatos têm entre os brasileiros com nível superior. Mas o leitor deve estar se perguntando, mas não é nesse segmento que o governo Lula tem seus piores índices, então por que Dilma está melhor entre eles? Pois então, pesquisa se lê assim, nas entrelinhas, não nos seus números absolutos.

O próprio DataFolha na sua página virtual dá indícios do que leva Dilma a ter 11% no geral e 18% entre os eleitores de nível superior.

Veja o trecho a seguir que extrai da análise do Datafolha:

“José Serra é o provável candidato à Presidência mais conhecido pelos brasileiros. 95% dos entrevistados afirmam conhecê-lo, mesmo que apenas tenham ouvido falar do tucano. Desses, 39% se dizem bem informados, 43% se consideram mais ou menos informados e 13% se dizem mal informados a respeito de Serra.

Dilma Rousseff é a provável candidata à Presidência menos conhecida pelos brasileiros: 52% afirmam ter conhecimento da existência ministra da Casa Civil, percentual similar ao dos que dizem não conhecê-la (48%). Dos que conhecem, 12% se dizem bem informados, 24% mais ou menos informados e 16% mal informados a respeito dela. Entre os brasileiros que moram na região Sul a taxa dos que dizem conhecê-la chega a 60%.”

Vou fazer umas contas pro leitor entender o que significa o nível de desconhecimento de Dilma. Apenas 52% sabem que ela existe. Outros 48%, claro que principalmente os de renda e escolaridade menores, onde se encontra o principal apoio ao governo, nunca ouviu falar da ministra.

Mas há números mais significativos ainda. Entre esses 52% apenas 12%, ou seja, aproximadamente 6% do total de brasileiros, se dizem bem informados sobre ela. Ou seja, 94% não se consideram bem informados sobre Dilma. E ela já tem 11% dos votos totais. É muita coisa. Não pouca, como alguns analistas estão tentando demonstrar.

Afora isso, a pesquisa ainda tem um outro dado importante a destacar. Fiz um recorta e cola da página do DataFolha pra não ter erro.

“Quando solicitados a dizer espontaneamente em quem gostariam de votar para presidente da República em 2010, um quarto (25%) dos brasileiros declaram a vontade de reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). José Serra é mencionado espontaneamente por 6% e Aécio Neves e Dilma Roussef são citados por 3% dos entrevistados, cada.”

Ou seja, esses 25% Lula vai transferir sem muita dificuldade. Por isso, num post anterior havia dito que Dilma deve chegar a 20% até o final do ano. E reafirmo. Isso só não vai ocorrer se a crise vier com um intensidade maior do que qualquer previsão. E nesse caso, talvez o tsunami não atinja só Dilma, mas também Serra.

Os 36% a 18% entre os brasileiros de nível superior, base principal dos tucanos, é um número muito mais significativo do que o resultado geral. Mas por que será que ninguém tratou dele? Será que é por que nossa mídia já elegeu antes do povo quem deve ser o próximo presidente da República? Será que é porque o Gilmar Mendes prefere o Serra à Dilma, e os nossos editores e diretores de redação têm medo do Gilmar Mendes.

Aliás, que mal lhe pergunte, caro leitor, você tem medo do Gilmar Mendes?

Eu morro de medo de sonhar com ele.
Fonte:forum

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas