domingo, 1 de março de 2009

[TV Diário fora do ar] A ameaça vem do Nordeste: TV Globo quer aniquilar TV Diário via satélite



A crise do IBOPE que leva os diretores da TV Globo ao desespero e baixaria. Mais um golpe estúpido, sujo e baixo da Rede Globo de televisão, em aniquilar, destruir os seus potenciais concorrentes através de fortes pressões, ameaças e imposições mesquinhas, como se ainda estivéssemos na época das origens sinistras da Rede Globo – a Ditadura Militar.

A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distancias do eixo-emissor da comunicação brasileira. De certa forma é um dos únicos focos de resistência na comunicação televisiva do Brasil, diante a agressividade das redes formadas a partir do sudeste.

Chega a ser um exemplo de competência (mesmo com a qualidade de sua programação questionada, porque "reproduz", com o sotaque e o jeito cearense de fazer, muita anormalidade assistida nas emissoras sulistas ditas "donas do Brasil"). Ligada ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, forte grupo econômico cearense, que também administra a afiliada da TV Globo em Fortaleza. Este mesmo grupo está prestes a colocar uma nova afiliada da Rede Globo, desta vez no Juazeiro do Norte (interior cearense).

O dilema mais que problemático está ai, na mesma casa que acolhe duas emissoras afiliadas da Globo, tem levado em diante o projeto polemizado e ameaçador que é a TV Diário. A emissora cearense cresceu muito em proporções de audiência em todo o Brasil, e agora ameaça determinados nichos de mercado da poderosa emissora sulista (que não pretende ceder espaço aos concorrentes, já que a Rede Record vem aos poucos deixando a Globo para trás, imagina se surge mais uma poderosa em pleno Nordeste?).

Não há clausula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de pública da Globo agora é uma realidade, esta emissora sulista de TV está pressionado os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).

O objetivo da Rede Globo é "cortar o mal pela raiz", é proporcionar um desmonte em tudo o que a TV Diário já conquistou, em poucos anos de vida. A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.

Os donos do Sistema Verdes Mares e o enigma da censura: seria mais viável financeiramente se aventurar no risco da conquista através da TV Diário em rede nacional, e desta forma perder de vez as duas fortes emissoras afiliadas da Rede Globo no Ceará? Ou ficar engolindo sapo dos inescrupulosos sulistas e fazer a coisa da forma que eles querem, agüentando as chicotadas calados, e ficar com a margem de lucro pequena na TV Diário, mas se manter com a certa arrecadação constante das duas emissoras globais no Ceará?

Diante o caos da escravidão do poder financeiro foi que ontem (20/02) aconteceu uma reunião turbulenta na cúpula da TV Diário (a mesma sede da afiliada da Rede Globo cearense) para comentar este drama de esmagamento geral da Globo sobre a TV do Nordeste entre os seus apresentadores. Infelizmente os diretores das duas emissoras cearenses não se deram de conta nem de separar o ambiente de trabalho da Globo local e da TV Diário (um erro).

A desgraça é que a Rede Globo na frente das suas câmaras é contraria as intolerâncias, e por detrás dos focos prega agressivamente a sua própria intolerância, numa hipocrisia jamais vistas em reconhecer os seus potenciais concorrentes. Está mais do que na hora de uma instituição pública de regulamentação do setor dos meios de comunicações tradicionais começar a intervir na pressão sofrida pela TV Diário ao massacre Global (se é que também já não foi comprada pela moeda do defunto Marinho).

Caso a TV Diário ceda as pressões, coitado do Edson Queiroz (fundador do Sistema Verdes Mares de Comunicação) que deverá estar se roendo por inteiro (esteja onde estiver) na dor de ver o seu projeto de conquista ser encolhido por forças ocultas globais sulistas. Ache bom ou ache ruim, a TV Diário vai abrir mesmo as pernas?, é isto!


TV Diário fora do ar


A repercussão do caso da TV Diário, escravizada e amaldiçoada pela Rede Globo fugiu no nosso censo imaginável de alcance e atingiu de vez todo o Brasil. Sabíamos que o assunto por si só poderia ganhar até as primeiras páginas de jornais caso a imprensa realmente servisse a população. É lamentável abrir o jornal Diário do Nordeste de hoje e não ver nenhum tópico falando do golpe global. Nem o jornal O Povo, só quem deu a notícia no Ceará foi o jornal O Estado. Para levantar o questionamento foi preciso que os Blogs, e suas forças reprimidas pelas indiferenças das mídias tradicionais, saíssem de sua esfera cotidiana na reflexão da notícia, preste a ganhar o mundo.

Diante a inércia dos meios de comunicações tradicionais ganhamos espaço e fomos destaque em vários Blogs, mesmo com muita gente sem entender a nossa proposta de comunicação. Não trabalhamos com a linguagem estudada nas academias no seu ego mais estúpido da boçalidade de indicar os erros (não temos preconceito lingüístico e sabemos que as normas foram produzidas de dentro das academias para fora, sem respeitar toda uma coletividade que usa da sua sabedoria para poder se comunicar no mundo). Temos uma linguagem própria, um estilo novo de divulgar a informação em um veículo que a cada dia surge mais gêneros. Daí a dificuldade de muitos olhares adestrados ao tradicionalismo querer igualarem os nossos textos a comunicação tradicional jornalística. Não temos a pretensão de escrever como os jornalistas escrevem, possuímos o nosso modo de difundir conteúdos e não vamos cair na besteira de ficar iguais aos outros.

A norma culta da língua nem sempre é seguida por nós. A norma patrão muito menos. Para nós o mais importante é comunicar com um estilo próprio. Não este estilo de repetir o que as mídias tradicionais sabem fazer. Mas, um jeito cearense de fuxicar e vigiar via Internet.

O vício da linguagem trabalhada na facilidade da comunicação não faz nossa vontade de comunicar com nossos leitores. Queremos dificultar a obsessão do leitor carente de leitura sincera. Que eles busquem nas entrelinhas o que omitimos de propósito ou o que as figuras de linguagem protegem contra a angústia de qualquer processo.

Muito de nossos post já foram até publicados em jornais. É o retrocesso ou o rendimento ao que não se diz nas mídias tradicionais.

Diante tamanha repercussão nacional muitos questionamentos foram levantados a respeito do Blog dos RastreadoreS de ImpurezaS. O primeiro diante a sua credibilidade, o segundo a crítica continua a Rede Globo no pensamento esquerdista do passado, o terceiro o suposto texto “mal” escrito. A credibilidade nem precisa ser comentada aqui, basta tentar sintonizar a TV Diário hoje. “Pensamento esquerdista do passado” isso só acontece nas mentes conservadoras do presente. Texto mal produzido já foi respondido acima.

A Rede Globo de Televisão tem uma dívida com o Brasil, e uma maior ainda com o Povo Nordestino. Foi diante suas câmaras que a imagem do Nordeste ficou distorcida e estereotipada para o resto do Brasil e do mundo. A Globo sempre fala do Nordeste como se fosse um estúpido estrangeiro, cego, mudo e surdo, com o intuito apenas de ridicularizar, empobrecer e deteriorar a imagem do Nordeste para todo o Brasil. A TV Diário corria na contra-mão destes interesses obscuros da Rede Globo. Enquanto a Globo tinha o maior prazer em mostrar e dar imensos destaques a miséria nordestina, a TV Diário mostrava também a indigência, mas também preocupava em elevar a auto-estima do Povo Nordestino, veiculando o que de melhor este povo sabe fazer.

Mesmo debaixo de chuva este foi o Carnaval mais quente dos RastreadoreS de ImpurezaS. Cumprimos o nosso objetivo que é de fomentar o questionamento no crescente público da Internet.

Se o Nordeste é a pauta na prioridade dos deputados. A única rede do Nordeste de televisão deve entrar nesta pauta já, mesmo sem os consentimentos e contra vontade da tirania da Globo. Ache bom ou ache ruim, balanço de Carnaval positivo, é isto!


Fonte:Rastreadores

7 comentários:

Anônimo

Exelente comentário!!! É com muito pesar e tristeza que estamos nós, principalmente nordestinos, acompanhando todo este episódio ''global'' amordaçando a tv diário e desta forma privando milhares de brasileiros de assistirem a uma nova forma de TV que é TV DIÁRIO. É preciso que vozes se levantem e de alguma forma impeça essa injustiça ''global''.

olivier - Fotal/Ce.

Anônimo

Exelente comentário!!! É com muito pesar e tristeza que estamos nós, principalmente nordestinos, acompanhando todo este episódio ''global'' amordaçando a tv diário e desta forma privando milhares de brasileiros de assistirem a uma nova forma de TV que é TV DIÁRIO. É preciso que vozes se levantem e de alguma forma impeça essa injustiça ''global''.

Olivier - Fort/Ce

Anônimo

Em desagravo a retirada da emissora TV Diário do Nordeste ,gostaria de postar os meus mais profundos sentimentos ,e parabenizar a Record pela sua capacidade de criar ,principalmente no Jornalismo demonstrando respeito ao cidadão e aos seus telespectadores:
Esta decisão dada por quem acha que conhece a Lei fere em cheio a carta magna quando ignora o Estado democrático de Direito,as leis existem para regular o relacionamento social,portanto além de ferir a nossa constituição fere princípios importanticimos em todos os seguimentos do Direito,por exemplo : a livre competitividade que organiza a concorrência atraindo para sí clientes que escolham de forma mais digna e interesante o que pretende ouvir,ver,interagir etc...admira-se saber que a poderosa Rede Globo tem a capacidade de tirar a TV Diário de todos os nordestinos que prestigiam a emissora ,quero ver quando ela vai derrubar a sua maior concorrência a Rede Record de televisão,com suas programações que batem sempre a concorrente já a muinto tempo principalmente no campo jornalistico assim como fazia a TV Diario do Nordeste ,a Globo tem sua programação arcaica e demonstra isto ao retirar antes do tempo pre estabelecido a novela "Negócio da China ",escrita pelo seu contratado Miguel Falabela ,irónico se não fosse trágico,acreditem por falta de audiência.Quem sabe eles aprendem como fazer televisão para o maior público do paíz o público nordestino como faz a TV Diario no Nordeste e TV Record em São Paulo.

Marcelo de Souza

Em desagravo a retirada da emissora TV Diário do Nordeste ,gostaria de postar os meus mais profundos sentimentos ,e parabenizar a Record pela sua capacidade de criar ,principalmente no Jornalismo demonstrando respeito ao cidadão e aos seus telespectadores:
Esta decisão dada por quem acha que conhece a Lei fere em cheio a carta magna quando ignora o Estado democrático de Direito,as leis existem para regular o relacionamento social,portanto além de ferir a nossa constituição fere princípios importanticimos em todos os seguimentos do Direito,por exemplo : a livre competitividade que organiza a concorrência atraindo para sí clientes que escolham de forma mais digna e interesante o que pretende ouvir,ver,interagir etc...admira-se saber que a poderosa Rede Globo tem a capacidade de tirar a TV Diário de todos os nordestinos que prestigiam a emissora ,quero ver quando ela vai derrubar a sua maior concorrência a Rede Record de televisão,com suas programações que batem sempre a concorrente já a muinto tempo principalmente no campo jornalistico assim como fazia a TV Diario do Nordeste ,a Globo tem sua programação arcaica e demonstra isto ao retirar antes do tempo pre estabelecido a novela "Negócio da China ",escrita pelo seu contratado Miguel Falabela ,irónico se não fosse trágico,acreditem por falta de audiência.Quem sabe eles aprendem como fazer televisão para o maior público do paíz o público nordestino como faz a TV Diario no Nordeste e TV Record em São Paulo.

welton

Sou Penedo Al e fazia parte do publico da tv diario,estou muito triste e espero que ela volte.

Anônimo

Espero que a TV DIARIO , faça como o AMOZON SAT , e coloque seu sinal na internet 24 horas ,pois certamente no satélite só em sinal codificado, o que inviabiliza para muitos brasileiros.


Elinald - Pvh - RO

Anônimo

acho uma sacanagem aglobo faser
isso porque isso a contecendo
nos estamos caminhando para tras
justamente o ponto 32 anos atras
que eu cheguei do ceará para orio
de janeiro tempos que voce escrevia uma carta para da noti
cia e so recebia aresposta 30 dias
depois o meu time é ceará sporting
era campeão no ano e eu so ai saber no proximo ano si não fosse
a internet a gora eu ia ter o mesmo poblema mas nen todo mundo
estar a este alcance na era computador isto é uma vergonha nós
não merecemos isto assin, lucio

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas