sexta-feira, 26 de junho de 2009

Iberê reclama de falta de apoio do PSB à sua candidatura

Por Allan Darlyson
Último colocado na última pesquisa de opinião pública, divulgada ontem, sobre a disputa pelo governo do Estado em 2010, com apenas 3% das intenções de voto, o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), que pretende disputar o cargo, declarou, nessa manhã, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, que o baixo resultado já era esperado devido à falta de apoio do PSB à sua candidatura.

"Enquanto que, nos outros partidos, todos estão unidos em torno da candidatura do seu representante, como ocorre com o PR de João Maia e o PMN de Robinson Faria, o PSB em nenhum momento se posicionou a favor da minha candidatura. A governadora tem dito que ainda irá definir o representante do grupo e não confirmou meu nome. Isso reflete nas pesquisas", reclamou o vice-governador.

A pesquisa em questão, encomendada pelo diretório nacional do DEM ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra a senadora Rosalba Ciarlini em primeiro, com 49% das intenções de voto. Em segundo está o deputado estadual Robinson faria (PMN), com 33%. Na terceira posição, aparece o deputado federal João Maia (PR), com 12%. A pesquisa ouviu 1.700 potiguares em todas as regiões do Estado.

Mesmo ocupando a quarta e última posição, Iberê se considera o candidato preferencial do grupo governista. Ele acredita que a escolha do nome que vai disputar o governo com o apoio da governadora Wilma de Faria (PSB) se dará por meio de viabilidade política, ou seja, cooptação de apoios, e não de pesquisas eleitorais.

O vice-governador também disse que é indiferente ao prazo estipulado para que o governo defina quem disputará o cargo no grupo wilmista. Após o anúncio de que o candidato será definido ainda em dezembro desse ano, feito pela governadora, ontem, em Mossoró, o peessebista declarou que para ele, a data da escolha "tanto faz".

Bem humorado, Iberê Ferreira comparou sua situação nas pesquisas eleitorais com a do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), antes do período eleitoral de 2008. "O candidato do DEM em São Paulo tinha 3% nas pesquisas de opinião e acabou vencendo por uma grande maioria. Será dessa forma comigo aqui no Rio Grande do Norte", comparou o peessebista.

O pré-candidato do PSB acredita que crescerá nas pesquisas após os anúncios de apoio à sua candidatura, feito por lideranças políticas. Ele pretende ganhar visibilidade por meio da agenda administrativa que terá a partir de abril do próximo ano, quando assumir o governo do Estado, já que a governadora vai se desincompatibilizar do cargo para disputar o senado.

"A eleição não é hoje. Então, não estou preocupado. Se fosse, estaria. Mas a eleição é só no ano que vem. Serei governador a partir de abril. Vou andar pelo Estado inaugurando obras, apresentando os resultados positivos do governo e irei fazer uma campanha diferente, que levará nosso grupo à vitória", avaliou o pré-candidato.

Iberê continua percorrendo o Estado em busca de apoios políticos para sua candidatura. Nessa semana, ele visitou municípios da região Oeste, onde se reuniu com vários prefeitos e obteve respostas positivas. "Tenho tido grande receptividade por onde passo, tanto das lideranças políticas quanto da população", finalizou.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas