sábado, 18 de julho de 2009

Idosos poderão ter cotas de 5% em concursos públicos

Após os 50 anos é mais difícil encontrar emprego, até mesmo em concursos públicos. Muitos determinam um limite de idade para participação, o que restringe cada vez mais as opções de trabalho para profissionais nessa faixa etária. Mas, esse problema está perto de ser resolvido, é que a Comissão do Senado aprovou nesta semana uma proposta que poderá mudar essa história.

De acordo com a proposta do senador Antônio Carlos Valadares, aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no último dia 15, o idoso poderá ter direito a reserva de 5% das vagas em concursos para o serviço público, com exceção dos casos em que o cargo a ser ocupado seja incompatível com a falta de vigor físico.

A dona-de-casa Maria Odete conta que ficou muito feliz ao saber da proposta. "Achei ótimo. Eu sempre pensei em fazer uma faculdade, mas ficava imaginando que quando eu terminasse, como já tenho quase 50 anos, não acharia emprego em lugar nenhum. Agora a gente pode ter uma oportunidade, porque muitas pessoas nessa idade podem ser muito competentes", declara Maria.

Para ser aceita definitivamente, a matéria será encaminhada agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

OPORTUNIDADES DE CONCURSOS

O Estado de São Paulo está com editais abertos e outras vagas já autorizadas para oferecer 98,362 mil vagas em concursos públicos para cargos de diversas escolaridades. Além de vagas imediatas, os concursos oferecem ainda oportunidades para formação de cadastros de reserva em prefeituras e órgãos estaduais.

A área de educação é a que oferece o maior número de oportunidades, são 92.815 vagas apenas para professores em várias áreas na Secretaria de Estado da Educação e na Prefeitura de São Paulo. Outros 13 órgãos oferecem as 2.143 vagas restantes. E outros concursos que oferecem 512 já estão com inscrições abertas a partir de segunda-feira.

Os salários também atraem os candidatos e podem chegar a R$ 6.937,32 na Prefeitura de Praia Grande e a R$ 6.806,25 na Secretaria da Fazenda do Estado. Os concursos com editais abertos reúnem ainda vagas na área da saúde e em outras áreas, como marketing, estatística, engenharia civil, engenharia, jornalismo e fotografia.

Para ver a lista completa de concursos e oportunidades basta acessar o site www.g1.com.br e escolher o link "Concursos e Emprego".
MOSSOROENSE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas