sábado, 11 de julho de 2009

A potiguar Lina Vieira é demitida por aplicar multa à Petrobras

Lina Vieira foi a primeira mulher a se tornar secretária da Receita, e também a que ficou menos tempo no cargo: apenas 11 meses.



A potiguar Lina Vieira foi demitida da secretaria da Receita Federal pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) , por ter aplicado uma multa milionária à Petrobras. As informações são de O Globo.

A secretária decidiu pela multa depois de descoberta a manobra de que a estatal lançou mão para pagar menos impostos contribuições à Receita. A mudança no regime de tributação ocorreu no fim de 2008 de modo retroativo.

Pelos cálculos do Ministério da Fazenda, R$ 4,3 bilhões deixaram de entrar nos cofres públicos - eles iriam preferencialmente para a reconstrução de estradas.

Mantega, que faz parte do Conselho de Administração da Petrobras, ficou irritado depois de descobrir que a Receita – que é submetida à Fazenda – estava investigando a empresa, o que deu fôlego para a oposição requerer a instalação da CPI da Petrobras. Ele também só foi informado sobre a multa depois de aplicada.

Lina Vieira foi a primeira mulher a se tornar secretária da Receita, e também a que ficou menos tempo no cargo: apenas 11 meses. Ela substituiu Jorge Rachid em 31 de julho em meio a acusações de que a indicação teria fins políticos.

A potiguar começou a trabalhar com o fisco ainda em 1976, após passar em concurso público, e foi secretária de Tributação do Rio Grande do Norte nos governos de Garibaldi Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB).

Antes de assumir a chefia nacional, ocupava o posto de superintendente da Receita na 4ª Região Fiscal, em Recife, que comanda os trabalhos em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O novo secretário da Receita vai ser escolhido pelo secretário-executivo do ministério, Nelson Machado, que já vem comandando informalmente a Receita.
Com informações do minuto

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas