sábado, 15 de agosto de 2009

A cidade "mais limpa do Brasil"

Famosa por suas trilhas, igrejas, escrições rupestres, serras e grandes reservatórios de água, Acari ganhou, em 1970, o título de cidade mais limpa do Brasil. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Taciano Góis, o reconhecimento se deve ao trabalho da própria população. "Eles estão sempre se preocupando com o ato de jogar o lixo no lugar correto e manter sempre tudo bonito. Em todo período de festa, os acarienses e o poder público deixam sempre a cidade bem limpa e cuidada para receber os visitantes. Muitos deles até pintam a casa".

A povoação inicial do município iniciou no século XVIII, quando o Sargento-Mor Manuel Esteves de Andrade iniciou suas criações de gado, mas a criação do município se deu apenas em 1835, sendo uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Norte. De acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população chegava a 11.222 habitantes no segundo semestre do ano passado.

Turismo - A principal atração turística é o açude Gargalheiras,que forma uma enorme cachoeira durante o inverno, formando uma paisagem espetacular. O Gargalheiras está situado em um povoado a 4km da sede da cidade, na bacia do Rio Acauã.

O ponto mais alto da cidade é a Serra do Bico da Arara. Com uma altura aproximada de 654m, é um grande atrativo para os aventureiros. O lugar possui diversas grutas que, no período que vai do mês de abril até outubro, abriga sete milhões de andorinhões vindos da África.
DN

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas