terça-feira, 22 de setembro de 2009

Denúncia mostra acesso suspeito a curso de Medicina

Por Carlos Santos

A Promotoria do Patrimônio Público de Mossoró está cientificada. Recebeu denúncia de que o Sistema de Cotas para acesso à Universidade do Estado do RN (UERN), curso de Medicina, está com nítidos sinais de fraude.

A investigação poderá ser ampliada além de três casos específicos denunciados há poucos dias. O Blog teve acesso a uma série de informações privilegiadas. Elas apontam supostos favorecimentos em prejuízo de dezenas de vestibulandos originários da escola pública.

- A ilicitude que irei relatar é de uma clareza solar - assevera em tom rodriguiano o denunciante (nome preservado).

Hoje, às 10h44, este Blog postou matéria (AQUI) dando as primeiras informações sobre o caso. Sintetizou as normas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV-2009), realizado em fevereiro, para o curso de Medicina. Foram aprovados 26 vestibulandos, sendo que 13 pelo Sistema de Cotas.

Para o webleitor entender como funciona essa metodologia de largo alcance social, veja o seguinte: o concorrente que fez os ensinos Fundamental e Médio em escola pública tem avaliação diferenciada. Quem estudou esses níveis em instituições privadas não pode ser atendido pela legislação (Lei Estadual nº 8.258 de 27 de dezembro de 2002), que trata do Sistema de Cotas.

Entretanto há casos de confronto com o que é normatizado. Vamos citar alguns.

Aila Pinheiro de Aquino, por exemplo, foi aprovada nesse regime diferenciado porque seria oriunda da escola pública. Estranho. No seu Boletim de Desempenho do PSV-2009 da Uern, ele é identicada como "cotista". Em 2006, na mesma Uern, fizera o certame pelo sistema normal.

Já em documento similar de vestibular que prestou na Universidade Federal do RN (UFRN), ano passado, sob inscrição 46872-0, é rejeitada por não atender à exigência de provar que estudou os ensinos Fundamental e Médio em colégios públicos.

Pirueta

O Edital do Vestibular da UFRN diz o seguinte, na alínea D, do subitem 47.1:

"Ter entregue, todos e de uma só vez, no período de 08 a 26 de setembro de 2008, o Comprovante de Inscrição e cópias autenticadas em Cartório, ou cópias autenticadas por representante legal do estabelecimento de ensino correspondente, dos documentos que comprovem os requisitos estabelecidos nas letras a e b deste subitem."

Com Ana Sérvula Regalado Ferreira, a situação não é diferente. Passou no PSV-2009 de fevereiro, para fazer Medicina na Uern a partir de outubro próximo. Filha do atual prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome, ela estudava até bem pouco tempo na Escola Doméstica de Natal.

Um saite sobre a árvore genealógica da própria família da vestibulanda atesta isso. Veja AQUI o que é informado sobre ela: "(...) Nascida a 25 de novembro de 1988, em Natal, onde cursa a tradicional e afamada Escola Doméstica."

Com Débora Paloma de Oliveira Mesquita, outra aprovada no Vestibular de Medicina em 2009, como "cotista", acontece um fenômeno. Em 2006, no PSV daquele ano, ela concorreu ao curso pelo sistema normal. Agora apareceu como ex-aluna de escola pública.

A pirueta de Débora é de fazer inveja a qualquer atleta olímpica. Em 2006 ficou em 419º lugar e não entrou em meio às 26 vagas ofertadas. Em 2009 é a segunda colocada no Sistema de Cotas. Mudou origem escolar e desempenho.

Há muito mais informação sobre essa denúncia, com diversas cópias de documentos e mais nomes sob suspeição. Parece que a Uern está diante de uma metástase no PSV para o curso de Medicina.

Aguarde mais postagens sobre o assunto e material documental.

1 comentários:

Anônimo

Numa entrevista à rádio FM 95, o reitor não sabia explicar nada sobre esses fatos e mentiu. Disse que era apenas um caso e que já tinha sido resolvido, estava na justiça. Na verdade ele sabe que isso é absurdo que uma (ou melhor) três injustiça foram cometidas contra os cotistas. E ele, como sempre, não sabe de nada, ou finge não saber.

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas