sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Atuação da Defesa Civil revolta agricultores

Os produtores rurais do Vale do Apodi, que foram atingidos pelas enchentes do ano de 2008, somente agora estão sendo atendidos pela Defesa Civil Estadual. Mas os produtores estão reclamando da forma como os Poços Artesianos do município estão sendo recuperados. Eles pedem providencias da coordenação estadual da Defesa Civil.

O presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Francisco Antonio Gama, e o vice-presidente da Associação dos Agricultores do Sitio Baixa Fechada, Francisco Jorge dos Santos "Poroca", denunciam que a Comissão Municipal de Defesa Civil e as Associações Comunitárias do Vale do Apodi realizaram um levantamento em 2008, em que foram detectados problemas em 54 poços artesanais (cacimbão).

A Defesa Civil Estadual está recuperando através de uma empresa contratada os equipamentos, mas os agricultores alegam que os serviços são executados de forma errada e isso acarretará em prejuízos aos agricultores. "Em vez de poços (cacimbão) estão fazendo verdadeiras cisternas com cimento, isso faz com que não exista infiltração e os reservatórios não recebam água", comentou o produtor rural Francisco Antonio Gama.

Cerca de 30 produtores rurais se reuniram na Comunidade Rural de Trapiá para discutir o problema. A maioria defendeu que a Comissão Estadual de Defesa Civil faça uma visita nas comunidades para ouvir os agricultores e buscar uma solução para o impasse. Em Apodi tanto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais quanto a Secretaria de Agricultura não foram procurados pela empresa que está realizando a recuperação dos poços artesanais das comunidades rurais do Vale do Apodi.

Os produtores rurais estão articulando uma audiência com o Secretario de Recursos Hídricos, Ibere Ferreira, para que providências sejam tomadas. Uma comissão foi formada e ate segunda-feira estão se deslocando a Natal para manter o contato.

CORREIO DA TARDE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas