terça-feira, 23 de março de 2010

A emancipação politica de Apodi

Hoje é - oficialmente - o dia em que se comemora o aniversário de emancipação política do município de Apodi.

Para muitos apodienses a data passa despercebida. “Só sei que é feriado. Acho que é alguma coisa de importante.”, afirmou o verdureiro C.S, ao ser questionado sobre o significado da data 23 de Março, feriado municipal.

Analisando o passado, ouvindo especialmente aquelas pessoas que tiveram o privilégio de presenciar todo o processo da História política de nosso município, pode se fazer uma avaliação que responderá se realmente há o que comemorar. A maioria certamente dirá que sim.

Os que defendem não haver tanto motivo para comemoração podem argumentar, dentre outras coisas, que Apodi cresceu muito pouco nesses 175 anos em que esteve politicamente administrada por grupos políticos com pouca visão administrativa. Para essas pessoas – que, inclusive, têm o respeito e admiração do povo apodiense – o município poderia estar em um nível econômico melhor, ser melhor conhecido no cenário nacional e estadual pelas suas potencialidades e servir de exemplo para muitas cidades do Brasil.

Particularmente entendo que a data da emancipação deveria ser considerada, sobretudo, um momento para a reflexão.Sou consciente de que a liberdade é um processo. Deveríamos nos reunir para avaliar o que já conseguimos e o que podemos conseguir, enfrentar enfim, nossa realidade.

E você caro leitor, o que acha? O povo apodiense tem realmente motivos para celebrar este aniversário? O que o município tem de bom que pode ser festejado e o que deveria ser esquecido? Participe, dê a sua opinião!

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas