sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ceará realiza primeiro transplante dos dois pulmões em paciente apodiense

O apodiense Antônio Gomes de Oliveira (Antônio “Leão”) era vítima de enfisema pulmonar e teve os dois pulmões transplantados. Procedimento duplo é primeiro da região. Estado soma 116 transplantes neste ano





A cirurgia durou cerca de seis horas e foi realizada no hospital de Messejana, referência em transplantes






O cigarro acabou com os pulmões de Antônio. Natural de Apodi, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, o pintor de veículos de 53 anos vivia graças ao aparelho de oxigênio “e com fé em Deus”, nas palavras do irmão Odenildo, depois de fumar por muito tempo. A história dos Gomes de Oliveira começou a mudar para melhor ontem. Antônio foi transplantado. Recebeu dois novos pulmões, tornando-se protagonista do primeiro transplante bilateral (no qual os dois órgãos são transplantados em um mesmo procedimento) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Antes, cada procedimento representava implantação de apenas um novo pulmão. A cirurgia durou cerca de seis horas e aconteceu no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência em transplantes.
A expectativa do irmão Odenildo, que está em Fortaleza acompanhando Antônio, é de nova vida. Porque, antes, qualquer passo representava luta contra a falta de ar. “Daqui pra frente é cuidar dele, pra ele se recuperar e deixar de sofrer. Porque ele fumou tanto que acabou com os pulmões”, lamentava.
Segundo Odenildo, há cerca de oito meses, Antônio dependia de aparelho de oxigênio. Seis meses atrás, mudou-se para Fortaleza para iniciar tratamento contra a doença que consumiu qualquer fôlego restante. “Ele vinha pra se consultar e voltava”, cita. Em Apodi, diz o irmão, não haveria atendimento para Antônio.
Para acompanhar melhor o tratamento do irmão, a família alugou apartamento em Messejana. “Um colega dá um pouco, a gente se ajuda e vai se virando com fé em Deus”, comenta Odenildo.
O coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto, responsável pela cirurgia, diz que o paciente passa bem após o procedimento, mas o pós-operatório inspira cuidados - como em qualquer transplante. O médico explica que um procedimento bilateral é melhor opção em algumas doenças e para pacientes jovens. “É feito quando houver indicação. Transplantar dois pulmões é bom porque o paciente passa a ter sobrevida maior”, pontua. A duração da cirurgia de Antônio, cita o médico, foi “tempo recorde”.
Segundo Antero Gomes Neto, os pulmões que agora enchem de ar o peito de Antônio deram vida a um homem que, no dia anterior, teve morte cerebral diagnosticada após acidente de moto. O médico pontua que a realização do procedimento representa um crescimento do projeto de transplantes de pulmões da unidade, iniciado no ano passado com quatro cirurgias. “Os transplantes unilaterais foram muito bem, esse outro terminou bem e espero que continue bem. Porque, para nós, do Ceará, isso é importante”, orgulha-se.







Notícia com alterações minhas







Comentário meu:







Parabéns amigo Antônio pela sua vontade de viver.Estou feliz por ter recebido essa boa notícia.Boa sorte. Desejo que você fique curado e viva a vida com muita Alegria e felicidades.Força ! Você vai vencer!!Que deus o acompanhe!








1 comentários:

maria noronha

Ozamir, obrigada por essa maravilhosa noticia e um milagre! sou prima de Antonio e estou muito feliz!Acabei de ligar pra Odenilton ou Odenilson Ele me disse que ele esta bem, graças a Deus! Maria Noronha,

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas