quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Chega de grito no trabalho: elogio faz aumentar a produtividade do funcionário


elogio2
Alô sócios, presidentes, diretores gerais e gerentes: chefes que gritam e cometem assédio moral com os funcionáros tem que acabar, pelo bem dos empregados e da produtividade das empresas, inclusive.
Um estudo janponês mostra que o elogio é o tipo de "recompensa" social que conduz a melhores performances por parte de quem vê o seu esforço reconhecido. 
Pesquisadores do National Institute for Physiological Sciences do Japão, coordenado por Norihiro Sadato, sugere que os indivíduos tendem a produzir trabalhos com maior qualidade quando recebem elogios.
Segundo os pesquisadores, quando ouvimos comentários agradáveis acerca de uma tarefa que efetuamos, o nosso cérebro recebe um estímulo idêntico ao que é recebido quando recebemos dinheiro. 
Para chegar a estas conclusões, publicadas na revista científica PLoS ONE, os investigadores analisaram 48 adultos.
Os voluntários foram convidados a aprender e completar um padrão específico com os dedos num teclado o mais rapidamente possível, em apenas 30 segundos.  
Depois de aprendida a sequência, os cientistas dividiram-nos em três grupos.
O primeiro desempenhou a tarefa na presença de um avaliador, que elogiou cada um dos seus elementos individualmente após a sua conclusão.
O segundo envolveu elementos que observavam os colegas a ser elogiados sem receberem, eles próprios, elogios.
E o último contou com voluntários que foram convidados a avaliar o seu próprio desempenho.  
De acordo com a equipe, quando foram convidados a repetir o exercício no dia seguinte, os elementos do grupo que tinha recebido elogios diretos e individuais de um avaliador obtiveram melhores desempenhos, o que indica que ser reconhecido estimula a consequente realização de tarefas com mais qualidade. 
"Com este estudo obtivemos evidências científicas de que as pessoas têm uma melhor performance quando recebem um elogio depois de completarem determinado exercício", finaliza o coordenador do estudo
A avaliação positiva poderá ajudar a melhorar inclusive o desempenho dos alunos em ambiente de sala de aula. 
Com informações do B. Notícias.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas