sábado, 17 de agosto de 2013

MÍDIA DE ROSALBA: O melhor investimento e o pior resultado

O Governo Rosalba Ciarlini vive um dos seus maiores dilemas. Donde mais gasta, menos recebe retorno. Em alguns setores, como saúde, educação, segurança, estradas, desenvolvimento econômico do Estado e ação social contabiliza derrotas retumbantes. Entende-se, pois é consenso de que há um brutal desinvestimento em todas estas áreas. O mais doloroso para o governo do DEM é que a área onde a governadora proporcionalmente mais investe, que é a publicidade, também não tem obtido resultados satisfatórios. Circulou na internet uma crítica ao governo estadual por investir mais de 27 milhões de reais, no mesmo período investido, ou “gastado”, como disse uma vez a própria governadora, que é médica, apenas 17 milhões e pouco. Evidentemente que a grana da saúde foi muitíssimo mais que isso, pois são gordas as verbas federais para estados e municípios. Mal administradas por governadores e prefeitos que, além de não investirem as contrapartidas ainda desviam recursos. Mas, inegavelmente para a saúde vai uma grana grossa. Voltando ao que interessa neste artigo, que, lamentavelmente, é a relação custo/benefício do investimento em propaganda, concluímos que apesar do investimento maciço em mídia a imagem do governo não sai do rés do chão. Rasteja em índices indesejáveis e comprometedores para qualquer governante, especialmente para uma governadora que tem direito à reeleição. Três alternativas temos à disposição, se formos tratar o tema como uma prova dessas que estranhamente chamam de “objetiva”. A) Os veículos de comunicação recebem o dinheiro e não fazem a divulgação do que a governadora vem fazendo; B) O governo não está fazendo nada que preste e não tem propaganda que dê jeito; C) Quem coordena o fabuloso cofre-forte das verbas publicitárias não está nem aí para o destino da governadora. Poderíamos usar ainda as alternativas: D) nenhuma das respostas está correta e E) todas estão corretas. Estas duas extras não valem porque as três iniciais têm algum sentido e não se pode dizer que o governo não faz nada, por mais emperrado que esteja. Eu mesmo vi há poucos dias a governadora reverter vaias em aplausos em Assú, quando inaugurava um teatro. E isso já contempla a alternativa “B”, pois o governo é algo gigantesco e, como diria Caetano “alguma coisa acontece”, ou seja, tem o que divulgar. Os órgãos de comunicação fazem o que podem, mas... Verdade seja dita, quem conhece os bastidores de rádios e jornais sabe como têm sido tratados a pão e água... Portanto, parece ficar mesmo na alternativa “B”. Alguém, que não sei quem é, está ganhando uma fábula de dinheiro e deixando a governadora morrer à míngua... A verdade é que o desempenho de Rosalba Ciarlini na mídia é pior que na saúde, na educação e na segurança... E, o que é mais grave, paga caro para apanhar.

Crispiniano Neto


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