domingo, 29 de setembro de 2013

Haja coração!

Isaac Ribeiro - repórter

A maioria das pessoas sabe que estar acima do peso ou obeso, ter uma alimentação desbalanceada, repleta de gordura e frituras, e ainda por cima fumar, consumir bebidas alcoólicas e não praticar nenhum tipo de atividade, pode causar várias doenças, principalmente cardiovasculares. Para conscientizar a população sobre o perigo gerado por esses fatores de risco e reforçar a importância da prevenção, é comemorado, hoje, o Dia Mundial do Coração.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Rio Grande do Norte, cardiologista Carlos Maia, este ano a entidade está centrando alvo em crianças e adolescentes, investindo em ações educativas, já que é nessa faixa da vida onde os maus hábitos costumam aparecer e se estabelecer.

O presidente da SBC/RN credita que boa parte do aumento dos fatores de risco na população deve-se aos avanços tecnológicos , principalmente no ambiente doméstico.

“Praticamente tudo é automatizado. Você não faz esforço; não levanta nem para desligar a televisão, já deixa no timer; você não levanta o vidro do carro, não pega um ônibus, estaciona onde você vai descer; praticamente não faz atividade física — isso tudo tem contribuído, pois as crianças não brincam mais como brincavam antes. Elas vivem mais presas a um computador, a um videogame ou à televisão mesmo”, analisa o cardiologista. “Lógico que também estamos preocupados com o adulto, mas nós temos que começar a educar desde cedo para chegar na fase adulta já bem diferente.”

Diminuindo o risco
De acordo com dados da SBC,  doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 17 milhões de mortes por ano, em todo o planeta, sendo que 82% delas em países de baixa e média renda. No Brasil, esse número chega a 300 mil pessoas de mortes anualmente; ou seja, uma morte a cada dois minutos. Praticar exercícios físicos regularmente é uma boa maneira de tentar fugir das estatísticas.

O Colégio Americano de Cardiologia e a Associação Americana do Coração recomendam a prática de atividades aeróbicas de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos, cinco dias por semana. Ou então atividades intensas pelo menos 20 minutos, três vezes por semana.


A atividade física ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial e glicose; e ainda ajuda a melhorar o colesterol.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas