domingo, 15 de setembro de 2013

Ideal estético aumenta o consumo

A busca frenética por um corpo perfeito, característica de nossos tempos, aliada a indução de amigos e professores nas academias, são os maiores responsáveis pelo aumento no consumo de suplementos alimentares. É o que pensa a nutricionista Angélica Saraiva, acreditando ainda num crescimento maior no setor com a proximidade do verão.

Alex RegisBusca por corpo perfeito, aliada à influência de amigos e professores de academias de ginástica, incita a procura pelos suplementos
Busca por corpo perfeito, aliada à influência de amigos 
e professores de academias de ginástica, incita a procura 
pelos suplementos

Mas seja qual foi o incentivo para procurar suplementação alimentar, orientação profissional é fundamental. E apenas um especialista da área médica, nutrólogo ou nutricionista podem prescrever o produto.

Angélica Saraiva comenta que os conselhos ou indicações repassados entre as máquinas das academias de ginástica podem levar ao consumo de um suplemento não indicado para determinado caso específico, onde não haja a real necessidade de complementação.

“E o que acontece? Aquilo que o organismo não quer ou não está precisando, ele vai excretar. Se não fizer assim, ele vai armazenar de uma forma incorreta. E isso é ruim! O organismo tem a necessidade de vários nutrientes, mas quem vai poder dizer isso é o profissional”, recomenda a nutricionista.

Ela exemplifica citando um atleta que treina de três a quatro horas por dia e não tem sua necessidade nutricional atendida pela alimentação convencional. É quando a suplementação entra em cena. 

Diferente do atleta, o suplemento não é indicado para quem vai à academia três vezes por semana, por exemplo. Neles, a própria alimentação diária já atende todas as necessidades. “Se uma pessoa é magra e quer ter um ganho de peso melhor e não consegue através da alimentação, a suplementação também pode ser recomendada, como esclarece a nutricionista.

Reações ao excesso

Entre os componentes mais comuns entre os suplementos consumidos estão as proteínas, principalmente as do soro do leite, ou Whey, como são mais conhecidas no universo da malhação. A nutricionista Angélica Saraiva comenta o alto valor biológico dessas proteínas e, portanto, a importância do uso correto delas. “O excesso dessa proteína pode acarretar problemas futuros, principalmente em alguns órgãos e, sobretudo, o rim.”

Reações adversas são observadas de acordo com o tipo de suplemento consumido equivocadamente. Quem consome protéicos para ganhar músculos sem orientação corre o risco de ganhar gordura, além de suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração dos batimentos cardíacos.    

Consumidora diz sentir mais vigor

Dos frequentadores de academia, o educador físico Roberto Cabral classifica os adolescentes como quem busca o lado estético; diferente de adultos e idosos, “que possuem objetivos e metas para a melhoria de sua saúde, a amplitude de seus movimentos, a melhoria da tonicidade muscular, o retorno venoso e todo os benefícios advindos da prática regular de exercícios prescritos dentro do respeito à individualidade biológica.”
Alex RegisRayane Alves, vendedora, confirma vendas altas
Rayane Alves, vendedora, confirma vendas altas

A vendedora de loja de suplementos Rayane Alves, 24 anos, também estudante de nutrição, confirma a grande procura por esse tipo de produto, tanto por parte de desportistas mais experientes como por quem está começando a malhar — esses, ela diz, geralmente chegam com prescrição de nutricionistas.

“Tem gente que vem por que um amigo está tomando. Isso geralmente acontece com as mulheres. Os homens já vêm com uma pesquisa feita e já sabem o que querem”, analisa Rayane.
Alex RegisElaine Martins, 22 anos, consome suplementos há dois meses
Elaine Martins, 22 anos, consome suplementos há 
dois meses

A universitária Elaine Martins, 22 anos, começou a tomar suplementos há pouco mais de dois meses. Mas já diz sentir mudanças no desempenho durante os exercícios. “Tenho mais força, consigo pegar mais peso.”

Seu cardápio suplementar é composto por proteínas, creatina, compostos vitamínicos, melatonina e dextrose (carboidrato). “A indicação foi dada por uma amiga que trabalha numa loja de suplementos. Não sinto nada estranho, pelo contrário.”

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas