domingo, 15 de setembro de 2013

Pesquisa investiga situação do consumo em Natal

Diante de todas as implicações motivadas a partir da popularização e do aumento no consumo dos suplementos alimentares, o professor de Educação Física Roberto Cabral se uniu a Adriana Silva e Ítalo Ferreira e, juntos decidiram investigar e diagnosticar a atual situação em Natal.

Eles procuram saber quem está usando, quais as academias que vendem suplementos e qual a finalidade do uso. Até agora, nenhuma academia se recusou a colaborar com os pesquisadores. Ainda não podem ser repassados resultados, pois ainda estão sendo aplicados questionários com os usuários. “Temos tido uma excelente receptividade e tenho certeza que vamos dar uma contribuição muito grande na parte educacional para a saúde”, observa Cabral.

Alex Regis
Angélica Saraiva, nutricionista, analisa suplementos
Angélica Saraiva, nutricionista, analisa suplementos

Tudo com o respaldo do Conselho Regional de Educação Física, responsável inclusive por passar o cadastro das academias devidamente habilitadas e regularizadas do ponto de vista ético e científico. “Temos tido uma excelente receptividade e tenho que vamos dar uma contribuição muito grande na parte educacional para a saúde”, comenta Roberto Cabral, membro do Conselho Estadual do Desporto e conselheiro federal dos Crefs. 

Analisando uma possível causa para o aumento no consumo, Cabral também chega aos anseios estéticos de boa parte de quem frequenta as academias de musculação. E para chegar a essa conclusão, sua análise passa pelo estilo de vida saudável preconizado pela Organização Mundial de Saúde e o aparecimento da figura do personal trainer — a quem ele atribui a preconização de um tipo de vida ativa, focado no trabalho dos músculos e na parte estética.

E os suplementos surgiram justamente para otimizar essa performance, na opinião de Roberto Cabral. Muitas vezes, a forma que chegam ao consumidor não é a mais confiável, ele observa. “Eu posso dizer a vocês, clandestinamente, vindo do Paraguai e dos Estados Unidos. E o grande local onde esse comércio está havendo esse comércio indiscriminado são as academias.  Existe uma denúncia, que o Ministério Público já está trabalhando, que está havendo um consumo indiscriminado de suplementos”, revela Cabral. 

Ele diz não ter autoridade para falar sobre os malefícios do uso equivocado ou excessivo, mas diz ter autoridade para falar sobre as competências e habilidades da profissão de Educador Físico — que é a prescrição de exercícios físicos.  

bate-papo Daniel Sodré - nutricionista esportivo

Por que tem crescido tanto o consumo de suplementos alimentares? Virou moda?
De fato a suplementação alimentar popularizou-se demais nos últimos tempos, porém atualmente nosso modelo de vida cada vez mais corrido e estressante, sem que haja tempo suficiente para nos alimentarmos corretamente, ou por um simples fator de estética corporal,  faz com que procuremos saídas mais práticas para nos alimentarmos. E são muitas vezes os suplementos alimentares.
Cedida
Daniel Sodré - nutricionista esportivo
Daniel Sodré - nutricionista esportivo

Está havendo um consumo indiscriminado desses suplementos? O que o uso indevido do produto pode causar ao organismo?
De fato algumas pessoas fazem uso indiscriminado de certos suplementos, que podem causar várias complicações orgânicas, como cetoacidose hepática, cálculo renal, hipervitaminoses, cefaleia, acidentes vasculares cerebrais, alergias dentre outras complicações.

O que diz a legislação sobre prescrição e venda de suplementos?
No Brasil somente os profissionais médicos e nutricionistas são habilitados a prescreverem suplementos alimentares. Como estes produtos são considerados fontes alimentícias, segundo a Anvisa, pode haver comercialização destes produtos em qualquer estabelecimento que trabalhe neste ramo.

Há limite ou restrição de idade ou qualquer um pode tomar? Quais as indicações para o uso?
Pessoas obesas, anêmicas, idosos, gestantes e crianças necessitam de um controle maior no uso de qualquer suplemento alimentar, sendo necessário o acompanhamento de um profissional nutricionista para auxiliá-lo no consumo correto. Suplementos só devem ser utilizados por pessoas que tenham uma necessidade calórica aumentada, ou que desempenhem uma função na qual necessitem de reposição de certas vitaminas e(ou) minerais, ou que apresentem alguma carência na sua alimentação de substratos presentes na suplementação alimentar. 

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas