sábado, 7 de dezembro de 2013

Distribuição de preservativos tem o apoio da Igreja Católita

Carlos Guerra Júnior


Aorganização da Festa de Santa Luzia realizou uma ação social na Praça Vigário Antônio Joaquim na manhã de ontem e entre as diversas atividades, agentes de saúde estiveram orientando sobre o combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuíram preservativos.
Segundo o padre Walter Collini, pároco da Igreja de Santa Luzia, a Igreja é contra o sexo liberal, mas apoia o uso de camisinha, como uma preservação da vida humana e, com isso, não contrair doenças.
“Alguém que estava à frente do stand das DSTs me perguntava, com sinceridade e abertura, se eu permitia a distribuição de camisinha. A pessoa queria saber se devia suspender a distribuição. E fui indagado, a respeito da posição da Igreja sobre o uso da camisinha. Respondi que a Igreja não condena indiscriminadamente o uso de preservativo, precisa distinguir. Eu orientei que poderiam distribuir com a seguinte explicação: não estamos incentivando o sexo livre, mas estamos orientando a respeito do cuidado com a saúde física”, declarou padre Walter.
O pároco afirma ainda que o apoio da Igreja à distribuição dos preservativos é uma preocupação com a saúde espiritual sem descuidar da saúde física. “A minha perplexidade é o seguinte: aconselhar o uso da camisinha e nada mais é como dizer: pode roubar à vontade, mas use colete a prova de bala pra não morrer matando! Com a camisinha, você protege a saúde do corpo. E a saúde da alma? O meu questionamento é o seguinte: por que quem incentiva o uso da camisinha, preocupado com os possíveis danos físicos da promiscuidade, não se preocupa também com os prejuízos morais para a pessoa e a família?”, disse o padre.
O programa Oriente foi o responsável por realizar as diversas ações de prevenção à saúde, entre elas a orientação das DSTs, já que os órgãos de saúde estão priorizando no mês de dezembro a prevenção dessas doenças, pois foi celebrado o Dia Mundial de Combate a Aids no dia 1º de dezembro. “O padre Walter visitou a nossa tenda e apoiou nossa ação de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis, atrelado à Igreja, já que hoje a AIDS é uma preocupação de toda a sociedade”, declarou Sheila Moura, coordenadora do programa Oriente.
A organização ainda debateu sobre a ação, por se tratar de algo relacionado ao sexo e à Igreja é contrária ao sexo antes do casamento. Sheila ainda explicou que não houve resistência das pessoas que participaram das ações realizadas na praça. “Não houve resistência alguma, as pessoas entendem a importância do combate a AIDS. O padre Walter nos colocou que a Igreja também se preocupa com a transmissão dessas doenças, sendo contrária apenas ao sexo livre”, ressaltou a organizadora.

Defato.com

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas