domingo, 7 de setembro de 2014

Historiadores avaliam que patriotismo do 7 de Setembro vem diminuindo a cada ano

Desfile cívico-militar vem diminuindo ano após anoDesfile cívico-militar vem diminuindo ano após ano
As comemorações ao feriado nacional de 7 de Setembro já foram, em outros tempos, um momento onde todas as atenções populares estavam voltadas para as grandiosas apresentações, os festejos e discursos inflamados em homenagem à Independência da Pátria. Hoje, porém, a data tem caído no ostracismo, os desfiles têm encolhido e muito do sentimento nacionalista que permeava a data tem desaparecido.
O pesquisador Geraldo Maia explica que Mossoró repete uma tendência nacional de redução nas comemorações, quando se fala do dia 7 de Setembro. E no município há um agravamento nesta falta de identidade pelo fato da cidade ter outra data comemorativa próxima, o 30 de Setembro, que atrai para si todas as atenções políticas e populares do município.
"No país inteiro temos cada vez mais um distanciamento das pessoas de datas ligadas ao nacionalismo. Aqui em Mossoró, o 30 de Setembro toma todo o ufanismo e orgulho da população, que naturalmente seriam expostos na data da independência. Eu mesmo lembro de uma época onde se era praticamente obrigado a participar dos desfiles e, além disso, havia uma ânsia, um desejo de interagir com os símbolos da pátria, hoje isso não existe mais", explica Geraldo Maia.
Ele ainda comenta que a ditadura militar era uma grande referência para esse tipo de atividade, e hoje, com a redemocratização do país, esses símbolos caíram no esquecimento. "Hoje o desfile acontece porque tem que acontecer, mas não há um grande entusiasmo na realização da solenidade", conclui Geraldo.
O professor Walter Menezes, hoje com 40 anos, comenta que durante sua infância e juventude os desfiles sempre foram muito presentes. Vindo de uma família tradicional, ele anualmente cumpria a tarefa de desfilar com sua turma escolar. Para Walter, a sombra da ditadura sempre foi muito presente na comemoração da data.
"Participei de vários desfiles de 7 de Setembro, e todos os anos precisávamos nos esforçar para que eles saíssem impecáveis. Em minha escola era destacado um policial militar para ensaiar uma vez por semana com os alunos. Lembro-me claramente do tratamento rígido que ele dava aos estudantes", destacou o professor.

Mossoró não terá a participação das escolas estaduais e particulares no desfile
Este ano o desfile cívico de Mossoró não terá a participação das escolas estaduais de ensino e as particulares. É a segunda vez seguida que as instituições não participam das atividades relacionadas ao 7 de Setembro.
"Sou professor de uma escola que não vai desfilar este ano. Percebo que os desfiles são muito caros para as escolas e que os alunos não se sentem mais à vontade para participar das atividades. Os símbolos de patriotismo que eram fortes durante a ditadura, hoje são fracos. Não ficarei admirado se dentro de alguns anos não houver mais desfiles cívicos", comenta o professor Paulo Alves.
Essa redução do sentimento de patriotismo é refletida no enfraquecimento do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro. "Eu sempre acompanho os desfiles do Dia da Independência e o que percebo é que a cada ano eles vêm ficando mais fracos, reduzindo o número de pessoas envolvidas na celebração da data, tantos por aqueles que participam do cortejo quanto pelos espectadores", declara a estudante Andréia Marques. 
O desfile do 7 de Setembro será iniciado em frente à Escola de Artes, na avenida Alberto Maranhão, e se estenderá até o limite com a rua Felipe Camarão, onde acontecerá a dispersão.

O MOSSOROENSE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas