sábado, 13 de setembro de 2014

Pesquisa elege as dez piores dores do mundo; você concorda com a sequência?

Todo mundo já sentiu algum tipo de dor, mas cientistas descobriram que algumas dores são mais intensas que outras. Veja quais são e se você sofre com alguma delas

y434y3
Pode parecer estranho, mas sentir dor é vital para a boa manutenção da saúde. É a dor quem avisa quando existe algo de errado com o corpo, motivando a busca de tratamento ou ajuda. Definida pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) como uma resposta automática do organismo quando estimulado ou uma experiência sensorial desagradável associada a uma lesão real ou potencial, a dor pode ser medida por um método bastante simples.
Com base em uma escala de dor, cientistas pediram a diversos pacientes que atribuíssem uma nota à dor que estavam sentindo, em que zero significava ausência de dor e dez representava a pior dor já sentida. Dos dados coletados, foram selecionadas as dores que mais receberam notas entre 9 e 10 pelos pacientes questionados. Estas dores superariam até mesmo sensações causadas por cortes profundos ou ácido na pele. Confira abaixo as dez piores dores do mundo e veja se você sofre ou já sofreu com algumas delas.
1. Infarto do Miocárdio
O tipo mais penoso de dor é o infarto do miocárdio, que ocorre quando uma parte do músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias coronárias, causando dor súbita e aguda. Caso o paciente não seja atendido rapidamente, a falta de oxigenação pode levar à morte.

2. Dor do parto
Causada por contrações que começam leves e em tempos espaçados aumentam a intensidade. A dores do parto se estende por todo o abdômen e costas. Partos normais sem anestesia podem ser dolorosos, mas a recompensa vale a pena.

3. Dor de Dente
A mais intensa dor de dente é causada por abscessos (inflamação com pus) na raiz, geralmente ocasionados por cáries não tratadas.

4. Cólica Renal
É um quadro agudo causado pelos cálculos renais ou pedra nos rins, que se instala mais nos homens do que nas mulheres e provoca grande dor. Os episódios mais doloridos ocorrem pela movimentação dessas pedras ou obstrução do canal de passagem da urina, o ureter, que conecta o rim à bexiga.

5. Cólica Biliar
Causada por um problema chamado pedra na vesícula, a cólica acontece quando a vesícula biliar se inflama ou quando pedras se movimentam para canais que conduzem a bile. Inicialmente a cólica se manifesta na região estomacal e depois passa para o lado direito do abdome.

6. Dor de Cabeça
Não estamos falando de qualquer dor, mas da enxaqueca, um tipo severo de dor de cabeça associada a sintomas como enjoos, náuseas, visão turva e sensibilidade à luz, barulho e odor. Uma crise de enxaqueca pode durar de poucas horas a vários dias.

7. Hipertensão Intracraniana
Provocada pelo rompimento de uma artéria no cérebro. A dor aumenta gradativamente até se tornar insuportável. Esse transtorno só acontece quando não há tumor. Algumas pessoas também apresentam zumbido no ouvido, náuseas, vômitos e paralisia dos nervos cranianos.

8. Lombalgia Aguda
Dor na parte lombar das costas com sensação de paralisação. Essa dor súbita costuma ser causada por uma ruptura ou lesão de hérnia de disco, mas também pode acontecer com o indivíduo realiza um movimento brusco, por exemplo.

9. Neurite Herpética
Infecção viral que causa a inflamação de vários nervos ao mesmo tempo. A dor fica insuportável quando atinge o nervo intercostal, próximo às costelas.

10. Gota
A Gota é a última da lista, mas nem por isso dói pouco. Doença reumática do tipo inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico nos tecidos e articulações. Predomina na população masculina (95%) e a dor tende a ser muito intensa quando atinge o dedão do pé.


Fonte: Bah

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas