quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MEC registra melhoria em outras provas do Enem

Em ciências da natureza, ciências humanas e linguagens e códigos, o desempenho dos estudantes concluintes em 2014 foi melhor que em 2013 - as variações positivas foram de 2,3%, 5,4% e 3,9%, respectivamente. Comparando o quadro geral, considerando todas as áreas, a média de 2014 dos estudantes concluintes do ensino médio no Enem foi de 499 pontos, ante 504,3 pontos em 2013 (uma queda de 1%). 

“Na média, ficamos estável, não houve grande evolução”, avaliou Cid. “(Se estou) Satisfeito? Claro que não. O que importa disso tudo é a média, a média é o que é importante, a (queda) na média, de menos 1%, está na margem de erro”, disse. Para Cid Gomes, cabe à comunidade acadêmica se debruçar sobre os dados disponibilizados pelo MEC e fazer um juízo de valor sobre as variações de desempenho e suas causas. Os participantes da região Sudeste obtiveram o melhor desempenho nacional no Enem 2014; os da Norte, o pior.
Sobre a aplicação de uma versão online da prova do Enem, nos moldes do SAT e do Toefl, Cid ressaltou que o poder público tem limitações e evitou fixar prazos. O ministro até comentou a atual dimensão do Banco Nacional de Itens, informação escondida a sete chaves pelo MEC. “Deve ser muito pouco, se tiver 8 mil pra tudo talvez é muito. Precisamos, no mínimo, de uns 40 mil”, revelou Cid. Durante entrevista para apresentar os resultados, o ministro  disse que pretende incluir o Enem como parte dos indicadores de avaliação do ensino médio. “O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é efetivamente o indicador que o MEC tem como oficial pra ser o termômetro das politicas públicas. Penso em incluir o Enem como parte desses indicadores, pelo simples fato de que ele é anual, o Ideb é bianual”, comparou Cid.

O presidente do Inep, José Francisco Soares, confirmou ontem que o site oficial do Inep virou alvo de uma sucessão de ataque de hackers - o que deve se prolongar pelos próximos dias. "Isso é absolutamente comum. É uma coisa impressionante a quantidade de pessoas que querem derrubar o site", disse Soares.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas