quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Rendimento de alunos cai no Enem

Brasília(AE) - Uma semana e meia depois de o governo prometer uma reforma no ensino médio no prazo de dois anos, o Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem que a média dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2014 registrou uma queda de 7,3% em matemática e 9,7% em redação, quando comparado o desempenho do mesmo perfil de estudantes que realizaram a prova em 2013. O ministro da Educação, Cid Gomes, reconheceu que o resultado não foi satisfatório e avaliou que, no cenário geral, considerando as outras áreas do exame, “não houve uma grande evolução”.

Wilson Dias/ABrCid Gomes: cabe à comunidade acadêmica analisar resultados
Cid Gomes: cabe à comunidade acadêmica analisar resultados

No Enem 2014, a média dos alunos concluintes na prova de matemática foi de 476,6 pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2013 - naquele exame, a média foi de 514,1 pontos. Em redação, a queda foi ainda mais acentuada: a nota média da redação dos estudantes concluintes de ensino médio foi de 470,8 pontos em 2014, um recuo de 9,7% em relação a 2013 (521,1 pontos). Uma das possibilidades levantadas para o menor rendimento pode estar no tema da prova: em 2013, a redação enfocou as restrições impostas pela Lei Seca; em 2014, as questões éticas associadas à publicidade infantil. “A Lei Seca foi uma questão muito debatida, discutida. O tema de agora não teve o grau de discussão nacional que aconteceu com o de 2013”, observou Cid.

“O brasileiro está lendo pouco, os estudantes estão lendo pouco, o tema nesse caso não é um tema tão popular, tudo isso dificulta Mas enfim, não dá pra gente fugir, camuflar ou tentar dizer que o ensino público brasileiro é bom. O ensino público está muito aquém do que seria o desejado, para isso que estamos aqui.” Pela primeira vez na história do Enem, os supervisores que atuaram no processo de correção das redações do Enem 2014 passaram por um processo de certificação, o que funciona como um “selo de qualidade”. A ideia do governo é que, futuramente, só vai corrigir redação do Enem quem tiver sido certificado.

“A gente está cada vez mais seguro de que a nota dada aos alunos é uma nota que podemos garantir que não estamos prejudicando os alunos”, comentou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. Questionado pela reportagem se o aumento do rigor com os corretores de redação e o tema escolhido para a prova de 2014 poderiam ter levado à queda no desempenho dos estudantes, Soares respondeu: “Você levantou várias hipóteses, mas não temos a resposta.”

Apenas 250 estudantes de um universo de 6.193.565 participantes conseguiram obter a pontuação máxima na redação. Já a nota 0 foi atribuída aos textos de 529.374 participantes (8,54% do total). Os principais motivos que levaram à anulação da redação foram fuga ao tema e cópia de trechos do texto motivador. Cerca de 43% das redações foram corrigidas por um terceiro corretor, conforme previsto nos casos em que houvesse discrepância superior a 100 pontos nas notas atribuídas por outros dois corretores.

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