segunda-feira, 5 de março de 2012

TRE-RN divulga lista com 92 candidatos inelegíveis em 2012; Confira

O Tribunal Regional Eleitoral do RN divulgou os nomes dos candidatos que não poderão participar das eleições 2012, devido às contas terem contas desaprovadas referentes nas eleições de 2010.

A lista conta com 92 nomes entre os quais, sargento Regina, Sávio Hackradt, Miguel Weber, Dário Barbosa George Soares e Flaviano Monteiro. Confira os nomes:

1. ABRAÃO LINCOLN FERREIRA DA CRUZ 32.719/2010 Desaprovação 27/10/2011

2. ACÁCIO LEITE DE OLIVEIRA 393/2011 Desaprovação 03/11/2011

3. ALEXANDRE GUEDES FERNANDES 32.656/2010 Desaprovação 19/07/2011

4. ALEXANDRE TAWFIC HASBUN 32.720/2010 Desaprovação 02/06/2011

5. ALTEMAR SOARES MOREIRA 37.461/2010 Desaprovação 15/09/2011

6. ANA SOARES VITAL 32.722/2010 Desaprovação 02/06/2011

7. ANTONIO FONSECA SILVA 32.581/2010 Desaprovação 21/06/2011

8. AYNARA ADRYELE DANTAS EVANGELISTA 32.688/2010 Desaprovação 09/06/2011

9. CAMILA LIMA GUERREIRO 37.008/2010 Desaprovação 17/05/2011

10. CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA CAVALCANTE 35.618/2010 Desaprovação 23/11/2011

11. CICERA SIMONI PEIXOTO VERAS 32.718/2010 Desaprovação 12/07/2011

12. CLENILDO DE SOUZA 32.528/2010 Desaprovação 18/08/2011

13. CLOVIS RODRIGUES NUNES 32.613/2010 Desaprovação 19/07/2011

14. DAILTON SILVA LEMOS 32.486/2010 Desaprovação 22/09/2011

15. DAMIÃO CONFESSOR DOS SANTOS 30.851/2010 Desaprovação 25/10/2011

16. DÁRIO BARBOSA DE MELO 32.657/2010 Desaprovação 04/08/2011

17. ELIANE AGOSTINHO DA SILVA 32.647/2010 Desaprovação 14/06/2011

18. ELIAS BEZERRA DA SILVA 32.626/2010 Desaprovação 19/07/2011

19. ELIZABETH CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA 32.446/2010 Desaprovação 01/09/2011

20. FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO 32.584/2010 Desaprovação 27/09/2011

21. FRANCISCA KATIANE DO NASCIMENTO COSTA 32.687/2010 Desaprovação 25/08/2011

22. FRANCISCA LINHARES DE MELO 35918/2010 Desaprovação 30/08/2011

23. FRANCISCA VALDA DA SILVA 32.699/2010 Desaprovação 16/08/2011

24. FRANCISCO CANINDÉ DE FRANÇA 32.458/2010 Desaprovação 19/01/2012

25. FRANCISCO DANTAS DA ROCHA 32.359/2010 Desaprovação 09/06/2011

26. FRANCISCO HERONIDES FERREIRA DE FARIAS 32.592/2010 Desaprovação 04/08/2011

27. FRANCISCO JOSÉ LIMA SILVEIRA 32.308/2010 Desaprovação 05/05/2011

28. GABRIEL BENTO DE ANDRADE 33.348/2010 Desaprovação 19/01/2012

29. GENIVAN DE FREITAS VALE 32.675/2010 Desaprovação 07/02/2012

30. GEORGE MONTENEGRO SOARES 32.705/2010 Desaprovação 07/12/2010

31. GILBERTO MEDEIROS DE MELO 34.269/2010 Desaprovação 18/08/2011

32. GILVAN FERNANDES CARLOS 32.640/2010 Desaprovação 03/11/2011

33. GUILIO JOSE ALVES DE OLIVEIRA 32.636/2010 Desaprovação 12/07/2011

34. GUTEMBERG HENRIQUE DIAS 32.527/2010 Desaprovação 14/02/2012

35. HELCIO DE CASTRO GUIMARAES 32.637/2010 Desaprovação 14/02/2012

36. IRINEU MARTINS DE LIMA 32.452/2010 Desaprovação 28/06/2011

37. ISRAEL WALLACE PEREIRA DE FIGUEIREDO 34.784/2010 Desaprovação 12/12/2011

38. IZABEL CRISTINE DANTAS 33.282/2010 Desaprovação 30/06/2011

39. JOCSÃ CERQUEIRA CUNHA 32.698/2010 Desaprovação 21/07/2011

40. JOSE ALBERTO NUNES FERNANDES 32.631/2010 Desaprovação 21/07/2011

41. JOSE BEZERRA DE OLIVEIRA 32.429/2010 Desaprovação 21/07/2011

42. JOSE CARLOS DO NASCIMENTO 32.425/2010 Desaprovação 12/07/2011

43. JOSÉ DIVANILTON PEREIRA DA SILVA 32.669/2010 Desaprovação 09/08/2011

44. JOSÉ MASCENA DE LIMA 32.680/2010 Desaprovação 27/09/2011

45. JOSE NIVALDO MANGUEIRA DE ASSIS 32.120/2010 Desaprovação 08/09/2011

46. JOSÉ REGINALDO DE OLIVEIRA SALES 34.448/2010 Desaprovação 27/11/2011

47. JOSELMA MATA DE OLIVEIRA DO MONTE 32.586/2010 Desaprovação 16/08/2011

48. JUARY LUIS CHAGAS 32.655/2010 Desaprovação 09/06/2011

49. KATHIA LEÃO SOBRAL 37.631/2010 Desaprovação 03/11/2011

50. LENILSON FERNANDES TRIGUEIRO 32.710/2010 Desaprovação 19/07/2011

51. LOUISE FERNANDA DANTAS DE MEDEIROS 33.547/2010 Desaprovação 19/07/2011

52. LOURIVAL RIBEIRO DA SILVA 34.595/2010 Desaprovação

53. LUCELIA RIBEIRO DANTAS 33.943/2010 Desaprovação 27/09/2011

54. LUCIANA LIMA DA SILVA 32.654/2010 Desaprovação 20/09/2011

55. LUIZ CARLOS DE MENDONÇA MARTINS 32.721/2010 Desaprovação 14/02/2012

56. LUZIA MATIAS DA SILVA 37.633/2010 Desaprovação 14/07/2011

57. MANOEL MARQUES DANTAS 32.650/2010 Desaprovação 16/06/2011

58. MARCONE BATISTA DE MEDEIROS 31.718/2010 Desaprovação 21/07/2011

59. MARCOS FELIX DA COSTA 32.645/2010 Desaprovação 03/11/2011

60. MARCOS MARTINS DE SOUZA 32.582/2010 Desaprovação 17/11/2011

61. MARCUS CESAR CAVALCANTI DE MORAIS 32.552/2010 Desaprovação 10/03/2011

62. MARIA ANTÔNIA FERNANDO DE SOUZA 37.634/2010 Desaprovação 23/08/2011

63. MARIA CELI MEDEIROS DE ANDRADE 33.937/2010 Desaprovação 21/06/2011

64. MARIA CLAUDIA CIRIACO CALIXTO DE OLIVEIRA 32.668/2010 Desaprovação 21/06/2011

65. MARIA DO SOCORRO DE QUEIROZ SILVA 33.946/2010 Desaprovação 21/06/2011

66. MARIA NEIDE INÁCIO DA ROCHA 32.689/2010 Desaprovação 09/06/2011

67. MARIA SHIRLIANE DE LIMA 32.417/2010 Desaprovação 05/04/2011

68. MARIA SUELI CLAUDINO 31.151/2010 Desaprovação 17/05/2011

69. MARIA TEREZA DE OLIVEIRA 32.440/2010 Desaprovação 25/11/2011

70. MARY REGINA DOS SANTOS COSTA 32.729/2010 Desaprovação 01/09/2011

71. NOME DA PARTE PROT. n.º DECISÃO DATA

72. MIGUEL HENRIQUE OLIVEIRA WEBER 32.605/2010 Desaprovação 13/02/2012

73. MIGUEL JOAQUIM DA SILVA 31.907/2010 Desaprovação 11/10/2011

74. MOACIR NUNES DA SILVA 32.532/2010 Desaprovação 12/05/2011

75. NEY SILVEIRA DIAS 34.926/2010 Desaprovação 17/05/2011

76. OTILIA MARIA ATAIDE DA CRUZ 32.461/2010 Desaprovação 23/08/2011

77. PAMMELA DE OLIVEIRA EVARISTO DOURADO 32.600/2010 Desaprovação 19/07/2011

78. PAULO DA SILVA ALMEIDA 32.630/2010 Desaprovação 04/10/2011

79. PIO X FERNANDES 32.661/2010 Desaprovação 03/05/2011

80. RENATO PEREIRA BEZERRA 32.543/2010 Desaprovação 25/10/2011

81. ROSÁLIA MARIA FERNANDES 32.659/2010 Desaprovação 01/12/2011

82. ROSANO TAVEIRA DA CUNHA 32.436/2010 Desaprovação 24/11/2011

83. SÁVIO XIMENES HACKRADT 33.339/2010 Desaprovação 27/10/2011

84. SEVERINA CORDEIRO DA SILVA 32.685/2010 Desaprovação 19/07/2011

85. SEVERINO MIGUEL MONTEIRO FILHO 32.035/2010 Desaprovação 19/07/2011

86. SONIA MARIA GODEIRO 32.431/2010 Desaprovação 13/09/2011

87. TENISIA CRISTIANE CAVALCANTE DA SILVA ATAIDE 32.587/2010 Desaprovação 31/08/2011

88. TIRSO RENATO DANTAS 33.120/2010 Desaprovação 07/07/2011

89. UBIRAJARA QUEIROZ DE OLIVEIRA 32.652/2010 Desaprovação 20/09/2011

90. VERONICA SIMONE DUTRA VERAS 32.651/2010 Desaprovação 20/09/2011

91. VICENTE FRANCO SOBRINHO 32.548/2010 Desaprovação 09/06/2011

92. WELLINGTON DIONISIO DA SILVA 32.724/2010 Desaprovação 17/05/2011

sábado, 3 de março de 2012

Estudo traça perfil de usuários de crack que buscam atendimento nos CAPs

Reconhecer o perfil da população usuária de crack que busca atendimento no sistema público de saúde, de forma a contribuir para futuros planejamentos na área. Esse é o principal objetivo do estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Prontamente – Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia e da Universidade Federal de Pelotas. Publicada nos Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a pesquisa evidencia a existência de algum tipo de seleção para o acesso de usuários de crack aos serviços do SUS, caracterizada por especificidades relacionadas à renda e escolaridade. Foram entrevistados 95 usuários de crack atendidos entre agosto de 2009 e março de 2010 em três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os resultados indicam predomínio de pacientes do sexo masculino, jovens adultos, com escolaridade fundamental e que, embora não tenham ocupação regular, afirmam possuir renda individual.

Leia mais em http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/03/02/estudo-traca-perfil-de-usuarios-de-crack-que-buscam-atendimento-nos-caps/

(Jornal do Brasil)

Down e Alzheimer: a ciência avança

Pesquisadores acompanharam em tempo real a formação de placas amiloides (em verde) em neurônios gerados a partir de células reprogramadas de paciente de Down, fenômeno que também ocorre no cérebro de quem tem Alzheimer. (imagem: Science/ AAAS).
Ciência Hoje Online:
Reprogramação campeã
Usando células-tronco reprogramadas de paciente com síndrome de Down, pesquisadores conseguem estudar o desenvolvimento precoce do Alzheimer. Na ‘Bioconexões’ de fevereiro, Stevens Rehen descreve o feito, que consagra a aplicação da técnica na biomedicina.
. Assim como os blocos carnavalescos proliferaram pelas ruas do Rio de Janeiro em fevereiro, ótimos artigos sobre o Alzheimer foram publicados nas melhores revistas científicas do mundo ao longo deste mês, mostrando avanços no entendimento dessa doença que acomete mais de 1 milhão de brasileiros.
. Aproveito esta coluna para descrever um deles, que se baseia na técnica de reprogramação celular. Dessa vez o mérito é de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e do Instituto de Células-Tronco de Harvard, nos Estados Unidos.
. Como sabemos, há uma concordância impressionante entre a doença de Alzheimer e a síndrome de Down – a última caracterizada pela presença de três cromossomos 21, em vez de dois. Essa concordância é tamanha que a incidência de Alzheimer entre os portadores da síndrome de Down com idade superior a 50 anos é de 100%.
. A alta prevalência de Alzheimer nos portadores da síndrome de Down é atribuída ao excesso de produção da proteína precursora amiloide (APP), cujo gene se localiza justamente no cromossomo 21. Há outros genes no cromossomo 21 que contribuem para o risco aumentado de demência em pessoas com síndrome de Down, como o que codifica a enzima que fosforila a tau, uma proteína que ajuda a estabilizar o citoesqueleto celular.
. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/T5swa

Mercadante e os futuros ricos professores brasileiros

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do PT paulista, descobriu a solução mágica para ajudar Estados e Municípios a pagar R$ 1.451,00 mensais aos professores (como, aliás, se este salário não fosse baixíssimo para a relevância da função que deveria remunerar): usar 30% dos recursos do pré-sal na Educação.

Maravilha! Quando forem superadas as dificuldades ainda existentes para produzir petróleo no pré-sal, quando as instalações estiverem concluídas - poços, tubulações, barcos, etc. - o petróleo será vendido e com parte dos lucros haverá ajuda a Estados e Municípios para que paguem os mega-salários de R$ 1.451,00 dos professores. Demora; mas, se os professores sobreviveram até agora ganhando menos do que isso, ficarão felizes em saber que um dia talvez recebam a fortuna mensal citada. Também, claro, entenderão que petróleo submarino, ainda mais no pré-sal, pode criar problemas, gerar atrasos, essas coisas. E explicarão tudo direitinho ao padeiro, ao açougueiro e ao cobrador de impostos.

Alô, Aloízio! Mercadante é professor e sabe que professores precisam ganhar bem, não apenas por eles, mas para que tenham condições de estudar, ensinar, educar. Mas talvez não saiba que R$ 1.451,00 mensais estão longe de ser um bom salário (cada senador, por exemplo, custa mais de R$ 100 mil mensais, e ninguém lhes pede que aguardem o pré-sal). Talvez não saiba que falta dinheiro para professores, mas não para nomear nos municípios, Estados, União.

Enquanto a solução ficar para o futuro, o Brasil continuará sendo só o país do futuro

Maioria dos casos de abuso sexual contra crianças é cometida por parentes

Centro de Referência em Violência Sexual (Cerevs), da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (DF), analisou 88 casos e constatou que 79,55% dos abusos sexuais contra crianças foram realizados no ambiente familiar. "Na maioria dos casos o abusador conhece a família e faz parte de sua convivência. Pode ser o pai, padastro e até o avô", explicou a professora de psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) Lívia Borges, que participou da confecção de uma cartilha de enfrentamento ao abuso sexual de crianças para a Polícia Militar do DF. De acordo com o levantamento, 22,9% dos abusadores são pais, enquanto 33,72% são padrastos. Outros 5,81% não têm vínculo familiar com os abusados. Brasília - O padre Evangelista Moisés de Figueiredo, 49 anos, foi preso em Brasília (DF), acusado de abusar sexualmente de seis crianças - cinco meninas e um menino. As vítimas têm entre cinco e 14 anos. Ele é pároco da Igreja São Francisco de Assis e era próximo das famílias dos jovens. Os abusos ocorriam há mais de um ano. A denúncia partiu da mãe de cinco crianças, e a sexta vítima, foi uma vizinha da família. Os crimes ocorreram na casa do padre, e na dos jovens, moradores na região de chácaras, perto do Lago Sul. Se condenado, o acusado pode ter pena de oito a 15 anos de prisão por estupro de vulnerável e de um a três anos por porte ilegal de arma.

Convivendo com as diferenças

No segundo episódio da série Convivendo com as Diferenças, da TV Câmara, a animação orienta como se aproximar e se relacionar com pessoas que têm alguma deficiência visual. Uma das recomendações é que, antes de começar uma conversa com uma pessoa cega, o indivíduo deve tocá-lo pelo braço e apresentar-se adequadamente. As peças têm direção e roteiro de Dulce Queiroz, jornalista do núcleo de Documentários da TV Câmara.

Mamar no peito até um ano pode evitar a internação de crianças

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que os benefícios da amamentação exclusiva contra infecções na infância também pode ser estendido até um ano de idade. Segundo a pesquisa, bebês com idade entre nove meses e um ano que receberam pelo menos uma dose diária de leite materno tiveram um risco 48% menor de hospitalização por pneumonia. “O leite materno tem cerca de 250 substâncias que protegem o organismo das crianças, como anticorpos, células fagocitárias e anti-inflamatórios”, afirma o autor do estudo, Cristiano Siqueira Boccolini. Para os menores de seis meses, a amamentação diminuição em 38% o risco de internações hospitalares. O aleitamento exclusivo até os seis meses de idade é recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estados e municípios atrasam reajustes dos professores

De acordo com legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deve ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção este ano. Embora a lei seja clara sobre o reajuste — que deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) —, os chefes do executivo justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. Segundo o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.

Comentário Meu:

Aqui, em Apodi o ano letivo começou,mas a prefeita ainda não fez a correção do piso salarial do magistério, previsto para Janeiro.Para a prefeitura de Apodi ficar em dia com a lei do piso e com os professores, precisará de dar um aumento de 40%, pois há dois anos a lei do piso não é obedecida pelo poder executivo de nosso município.

Lei dos Castigos Corporais pode ser rejeitada no Congresso Nacional

O projeto de lei que proíbe os pais de aplicarem punições físicas aos filhos corre o risco de não ser aprovado pelo Congresso Nacional. Depois da anuência, em caráter terminativo, da comissão especial criada para analisá-lo, o projeto deveria ter sido encaminhado ao Senado Federal, mas está parado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O texto aguarda a votação de seis recursos para que seja votado também no plenário da Casa. Os deputados que apresentaram os recursos criticam o projeto do Executivo e querem que a matéria seja discutida no plenário antes de seguir para o Senado. Esses parlamentares esperam que a proposta seja rejeitada quando a maioria dos deputados tiver acesso ao texto. Na comissão especial para discutir a questão, o texto foi aprovado.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Betânia Ramalho garante vagas nas escolas estaduais


A secretária estadual de Educação, professora Betânia Ramalho, garantiu nesta sexta-feira (24), em entrevista ao DDN, vagas nas escolas a todos aqueles que quiserem estudar na rede estadual de ensino.Segundo Betânia, os diretores das escolas estaduais foram orientados a, se necessário, criarem novas turmas, ou remanejarem alunos para outras escolas. "Hoje o Estado é auto-suficiente no transporte escolar e temos como garantir essa mobilidade dos alunos".Para a secretária, se o Estado quiser garantir as matrículas, tem que tornar a vida do aluno atrativa na escola. "Temos ter escolas com capacidade para atender bem o aluno, principalmente o aluno trabalhador, o noturno, este tem que ter um currículo adaptado a sua rotina".

Para o senador Cristovam Buarque, Brasil tem dívida com Fátima Bezerra em relação à Educação



“O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra quando ela colocou a emenda na Lei do Piso Salarial do Magistério definindo o limite da carga horária em sala de aula para o professor. Agora, tem uma dívida ainda maior pela vitória que ela teve em levar para o plenário da Câmara dos Deputados a proposta de Lei que define o reajuste do piso salarial. Se não fosse a luta difícil que ela levou nestas duas últimas semanas, os professores ficariam com o reajuste abaixo da inflação. Ela conseguiu uma grande vitória em levar o projeto para o plenário”.
A declaração foi feita nesta terça-feira pelo senador pedetista Cristovam Buarque, presidente da Comissão de Educação do Senado federal.
Fátima Bezerra entrou com recurso junto à Câmara dos Deputados para que o Projeto de Lei 3776/08, que define o cálculo de reajuste do piso do magistério, fosse votado em plenário depois que a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou substitutivo definindo que seria usado apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no cálculo.

“O PL, da forma como passou na CFT, vai reajustar o Piso Salarial Nacional do Magistério de 4,5% a 6%, enquanto o substitutivo aprovado anteriormente pelo Senado Federal e relatado pelo senador Cristovam Buarque possibilitaria um reajuste de 22%”, explicou a presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Acrescentando: “O substitutivo aprovado na CFT desvirtua a Lei 11.738/08, que criou o Piso, e a meta 17 do Plano Nacional de Educação, que trata da valorização do magistério. Manter o substitutivo da CFT é cometer uma grande injustiça com os professores”.
Pelas regras atuais, mantidas pelo Senado, o Piso é reajustado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior e pela variação do custo-aluno medido pelo Fundeb (Fundo Nacional de Educação Básica).
Segundo Fátima, havia uma acordo para que fosse mantido o substitutivo do Senado, mas quando o PL 3776/08 voltou para a Câmara, governadores e prefeitos fizeram pressão para que o reajuste se desse apenas pelo INPC.
Fátima Bezerra defende que há recursos para assegurar uma valorização do Piso, já que o Fundeb tem mais de R$ 1 bilhão para serem usados na complementação.



Fonte:Agências

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AULAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO COMEÇAM NA QUINTA

As aulas da rede estadual de ensino estão previstas para iniciar nesta quinta-feira, 1º de março. De acordo com levantamento divulgado recentemente pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC) já estavam 310 mil alunos matriculados nas 718 escolas da rede,distribuídas nos diversos municípios potiguares. Mas, esse número de inscritos pode ainda aumentar, já que as matriculas para alunos novatos continuam abertas até as primeiras semanas do início do ano letivo. O objetivo é abrir um maior número de vagas para quem interessar em estudar no Rio Grande do Norte, e que nenhum pai deixe seu filho fora da sala de aula por falta de escola. Para qualificar mais o sistema, antes de receberem seus alunos, as escolas realizam jornada pedagógica com seus professores. A SEEC descentraliza as ações educacionais no estado através das Diretorias Regionais de Educação (Direds), que são setores estratégicos da Secretaria de Educação com sede em 16 pólos regionais, na capital e no interior.

Direção do Sinte protocola ação na Justiça

Nesta segunda-feira (27), a direção protocola uma nova ação na Justiça, desta vez pedindo o cumprimento integral da Lei 11.738/08, que versa sobre o Piso Salarial Nacional dos Professores. No documento é solicitada, também, que haja repercussão na tabela salarial do Plano de Carreira da categoria. Com isso, o Sinte realiza uma ação preventiva e fundamentada em tudo o que pode garantir o cumprimento, na íntegra, das duas leis.
A medida leva em consideração o período que o piso salarial deixou de ser complementado e que, pela lei, passou a ser integral e o governo não cumpriu. Esse período é contado a partir de 1º de janeiro de 2010, data em que se deu a integralização do piso. É justamente por esse motivo que a direção solicita, nesta ação, o pagamento da diferença que foi ignorada pelo governo.
Outro ponto da ação que coincide com a posição da CNTE diz respeito ao valor do piso para o nível médio, levando em consideração a carreira do magistério. A ação cita os profissionais ativos e os aposentados (professores/as e Especialistas em Educação, de acordo com a lei do plano de carreira). Foram destacados também os profissionais do quadro suplementar para que ninguém seja prejudicado.
A ação pede, ainda, a condenação do Estado a atualizar anualmente a matriz Salarial conforme determina a lei 11.738/08. “Consideramos existir uma dívida do Estado para com a categoria. Neste sentido, pedimos o pagamento dos valores retroativos tendo por base a matriz salarial da categoria.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.



Fonte:Sinte/RN

Na contramão da folia autêntica


Luciano Siqueira


Diz-se que uma das serventias da arte é criar o maravilhoso (ou o surpreendente), para satisfazer a inquietação, o sonho e o encanto que habita as pessoas. O carnaval, essa festa popular que empolga milhões em algumas regiões do país, dá azo a que artistas e gente comum reinventem a realidade e traduzam de múltiplas formas o que vivem ou imaginam o ano todo.
Por razões pessoais, há mais de uma década valho-me do antigamente chamado tríduo momesco para descansar, em geral pelas praias desse fantástico litoral nordestino. Tornei-me ex-folião, mas não deixo de observar, de perto ou à distância (pela TV), a criativa folia carnavalesca.
A cada dia nosso povo se mostra reiteradamente capaz de viver esses dias com leveza e esperança e com um traço quase ingênuo em suas manifestações de alegria.
Na contramão dessa expressão genuína do que somos, infelizmente, entram em cena os que pensam obter dividendos eleitorais contaminando a festa popular com mensagens explícitas ou indiretas mediante uma presença que chega a incomodar pela grosseria.
Cá onde estou com Luci, no litoral alagoano, justamente o fator de perturbação, destoando da espontaneidade geral, é a presença de carros de som irradiando um ruído terrivelmente incômodo – a música de péssima qualidade, que nada tem a ver com o carnaval -, em altíssimo volume, ostentando fotos e slogans de conhecidos políticos da região. Além de propaganda eleitoral antecipada, sujeita às penas de lei, das quais os intrusos se sentem a salvo (sic), uma péssima contribuição à cultura local. “Coerente com eles pensam e fazem”, comenta em tom crítico um nativo revoltado.
Pode ser. Não são poucos os que por nosso país tropical preferem interditar a evolução cultural da população justamente com receio de que brotem pensamentos e condutas renovadoras, ameaçando suas posições.
Mas em nível macro, digamos assim, o mesmo se observa, por exemplo, no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Algumas presenças, e o modo como se comportam, traem o mais reles oportunismo eleitoral. O que certamente se repete em desfiles “oficiais” em muitos outros lugares.
Tenho cá com meus botões, entretanto, que ninguém ganha votos por esse caminho, se não os perde (diante de públicos esclarecidos). Que assim seja – para a preservação da autenticidade de nossas manifestações culturais e para separar o joio e o trigo em nossa representação política.

Bolsa Família transferiu R$ 16,7 bilhões à população de baixa renda em 2011

O Programa Bolsa Família transferiu R$ 16,7 bilhões a 13,3 milhões de famílias em todo o Brasil durante o ano 2011. O valor representa acréscimo de 19,4% em relação aos R$ 13,4 bilhões de 2010. A transferência de renda priorizou o combate à pobreza entre crianças e adolescentes, e ampliou de três para cinco o limite de benefícios variáveis, por família, para aquelas com crianças até 15 anos. O aperfeiçoamento do programa começou no início de 2011, com reajuste de 45% no benefício variável para membros da família com até 15 anos e de 15% para o público de 16 e 17 anos. Em novembro, também foi lançado um benefício pago a nutrizes, consideradas ai as mulheres que estejam amamentando criança de até seis meses de idade. As grávidas também começaram a receber um benefício em dezembro, além do acompanhamento pré-natal nos postos de saúde.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo do RN confirma promoções verticais aos professores em fevereiro

Nesta terça-feira (14), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy recebeu representantes da Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) para a 1ª jornada pedagógica, que tem o objetivo de discutir melhorias na educação do Rio Grande do Norte.

O encontro será encerrado nesta quarta-feira (15), mas os resultados positivos já foram adiantados pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.

No auditório do Instituto, a governadora antecipou as boas notícias aos professores presentes. A primeira é que em fevereiro o processo de promoções verticais da Educação será implantado. As promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e fixadas posteriormente. Além disso, um grupo de trabalho será responsável pelo levantamento a respeito da reorganização do porte das escolas e reestruturação da Secretaria de Educação, com intuito de fortalecer as Direds.

Sobre as melhorias, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o RN “vai avançar muito na educação e, para isso, precisamos contar com o apoio dos professores e diretores para esse fortalecimento. O momento é de mudança e vamos somar e agregar. Tenho muitos sonhos e um deles é ver a Educação do RN avançar, por isso, vamos estar juntos”, declarou.

Professor do interior do RN recebe destaque no Portal do MEC








Os projetos criados por um professor de apenas 20 anos contribuíram para a premiação de sua escola em diferentes ocasiões. André Magri Ribeiro de Melo dá aulas de língua portuguesa e literatura na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu, interior do RN. Na mesma instituição, localizada no assentamento Tabuleiro Alto, área rural do município, ele iniciou a carreira de professor, há quatro anos.

A primeira iniciativa premiada de André foi o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação, edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, o projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista proporcionou à escola o primeiro lugar na mesma premiação. Com esse projeto, a instituição também foi vencedora do Selo Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita (2011).

Na visão desse jovem educador, o uso de meios alternativos de ensino, como músicas, filmes e desenhos animados, mostra ao estudante diferentes formas de estudar e analisar a língua materna que não sejam apenas o livro didático e o quadro com giz. “Se o aluno sentir prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André. Em todo os projetos que desenvolve, ele conta sempre com a parceria dos professores de língua inglesa e ensino da arte.

Seus planos para 2012 incluem uma grande viagem pela história da literatura brasileira com o projeto De Caminha a Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira. “Os alunos serão apresentados aos diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a palavra”, revela.


DN

ONDE CHOVE

O boletim da Emparn registra algumas chuvas pelo interior do Rio Grande do Norte, caídas de segunda-feira para o amanhecer (7 horas) de ontem. A maior foi no município de Passa e Fica, 29 milímetros. Em Serra de São Bento, ao lado, 16, Touros, 14, Pedro Velho, 13, Eloy de Souza, 11, Serrinha, 8,5. Em Santo Antônio do Salto da Onça, Lagoa de Velhos, Barcelona, Baía Formosa e Boa Saúde, pouco mais de 6 milímetros. Em Mossoró foram 6,4 milímetros e a chuva de Natal, 15.

Passou uma neblina por Currais Novos: 3 mm. No Ceará tem registros de chuvas na região do Jaguaribe, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte.

Meteorologia

Meteorologistas de todo o Nordeste vão se reunir em Natal, amanhã (quinta) e sexta-feira. Será a IV Reunião de Análise Climática para a região nordestina. Vão fazer uma nova previsão para o inverno no semiárido (meses de março, abril e maio).

O encontro vale também para comemorar os 20 anos da criação do Centro de Meteorologia da Emparn. A reunião será no auditório da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Estarão presentes também pesquisadores de universidades nordestinas.



Fonte: woden Madruga

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ceará realiza primeiro transplante dos dois pulmões em paciente apodiense

O apodiense Antônio Gomes de Oliveira (Antônio “Leão”) era vítima de enfisema pulmonar e teve os dois pulmões transplantados. Procedimento duplo é primeiro da região. Estado soma 116 transplantes neste ano





A cirurgia durou cerca de seis horas e foi realizada no hospital de Messejana, referência em transplantes






O cigarro acabou com os pulmões de Antônio. Natural de Apodi, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, o pintor de veículos de 53 anos vivia graças ao aparelho de oxigênio “e com fé em Deus”, nas palavras do irmão Odenildo, depois de fumar por muito tempo. A história dos Gomes de Oliveira começou a mudar para melhor ontem. Antônio foi transplantado. Recebeu dois novos pulmões, tornando-se protagonista do primeiro transplante bilateral (no qual os dois órgãos são transplantados em um mesmo procedimento) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Antes, cada procedimento representava implantação de apenas um novo pulmão. A cirurgia durou cerca de seis horas e aconteceu no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência em transplantes.
A expectativa do irmão Odenildo, que está em Fortaleza acompanhando Antônio, é de nova vida. Porque, antes, qualquer passo representava luta contra a falta de ar. “Daqui pra frente é cuidar dele, pra ele se recuperar e deixar de sofrer. Porque ele fumou tanto que acabou com os pulmões”, lamentava.
Segundo Odenildo, há cerca de oito meses, Antônio dependia de aparelho de oxigênio. Seis meses atrás, mudou-se para Fortaleza para iniciar tratamento contra a doença que consumiu qualquer fôlego restante. “Ele vinha pra se consultar e voltava”, cita. Em Apodi, diz o irmão, não haveria atendimento para Antônio.
Para acompanhar melhor o tratamento do irmão, a família alugou apartamento em Messejana. “Um colega dá um pouco, a gente se ajuda e vai se virando com fé em Deus”, comenta Odenildo.
O coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto, responsável pela cirurgia, diz que o paciente passa bem após o procedimento, mas o pós-operatório inspira cuidados - como em qualquer transplante. O médico explica que um procedimento bilateral é melhor opção em algumas doenças e para pacientes jovens. “É feito quando houver indicação. Transplantar dois pulmões é bom porque o paciente passa a ter sobrevida maior”, pontua. A duração da cirurgia de Antônio, cita o médico, foi “tempo recorde”.
Segundo Antero Gomes Neto, os pulmões que agora enchem de ar o peito de Antônio deram vida a um homem que, no dia anterior, teve morte cerebral diagnosticada após acidente de moto. O médico pontua que a realização do procedimento representa um crescimento do projeto de transplantes de pulmões da unidade, iniciado no ano passado com quatro cirurgias. “Os transplantes unilaterais foram muito bem, esse outro terminou bem e espero que continue bem. Porque, para nós, do Ceará, isso é importante”, orgulha-se.







Notícia com alterações minhas







Comentário meu:







Parabéns amigo Antônio pela sua vontade de viver.Estou feliz por ter recebido essa boa notícia.Boa sorte. Desejo que você fique curado e viva a vida com muita Alegria e felicidades.Força ! Você vai vencer!!Que deus o acompanhe!








quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gestantes devem redobrar cuidados com o sol no verão

Com a chegada da temporada de verão, as gestantes devem aumentar a proteção solar, além de reforçarem a hidratação da pele. Essa época do ano traz alguns desconfortos para futuras mães : além do inchaço característico em algumas mulheres devido à retenção de líquido, o aumento de hormônios produzidos pela placenta pode gerar um "melasma gravídico", causando manchas na pele, principalmente quando há exposição solar sem proteção. Thais Adura Pepe, dermatologista, alerta que a proteção solar não deve ser feita apenas no verão, mas durante os nove meses de gestação para evitar manchas indesejáveis. O ideal é usar um bloqueador solar com proteção acima de 30 e reaplicá-lo ao longo do dia. Fonte: DCI

Exames de HIV e sífilis para gestantes e parceiros

Gestantes e seus parceiros sexuais, como marido ou namorado, poderão fazer teste rápido para o diagnóstico de HIV e sífilis na rede básica de saúde pública, conforme portaria do Ministério da Saúde publicada semana passada no Diário Oficial da União. De acordo com a medida, os testes de sangue serão feitos durante o pré-natal pelo programa Rede Cegonha. O resultado sai em menos de 30 minutos. Diagnosticar e tratar essas doenças o mais rápido possível durante a gravidez é importante para evitar a transmissão das doenças ao bebê. A recomendação é fazer o exame nos três primeiros meses de gestação, e repeti-lo no último mês e antes do parto, já na maternidade. Com o tratamento médico, a chance de o bebê contrair a doença cai para menos de 1%. Nesse caso, a mãe passa a fazer uso de antirretrovirais, além de ser aconselhada a fazer o parto de cesárea e não amamentar. Quando não há tratamento, a taxa de risco para o bebê chega a 20%. O Brasil quer diminuir para 2% a transmissão vertical da Aids até 2015.

Especialistas discutem a possibilidade de punir pais por abandono moral

Uma proposta que tramita no Legislativo está gerando opiniões divergentes. De autoria do senador Marcelo Crivella, o projeto define como "abandono moral" a ausência física dos pais quando solicitados pela criança, a falta de orientação quanto à escolha profissional e a falta de "solidariedade e apoio nos momentos de intenso sofrimento ou dificuldade". O texto prevê punição aos pais. No projeto, há a imposição de os pais educarem os filhos de acordo com o contexto social em que a criança vive. Alguns especialistas são contra a proposta. O projeto está pronto para ser votado na Comissão de Direitos Humanos desde junho do ano passado. Se for aprovado, o projeto segue direto para a Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei vai garantir isenção de Imposto de Renda para professor

Está em análise na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier, que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela matéria, para ser beneficiado, o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de Educação Infantil, Fundamental, Média ou Superior. Para o autor do projeto, cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. "Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, mas também na tributação de seus ganhos", justifica. O projeto que tramita em caráter conclusivo será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Menino é azul e menina é rosa?

Os contrastes de gênero podem ser percebidos facilmente nos bebês, o que orienta a escolha dos pais sobre brinquedos, roupas e outros acessórios. Mas uma pesquisa da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, feita com 267 crianças entre 9 e 11 anos, aponta que essa diferença não passa de uma questão cultural. O resultado mostra que as garotas podem agir de forma tão reativa e agressiva quanto garotos em situações de quebra de confiança. A pediatra do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Vera Lúcia Vilar, afirma que não existe diferença no comportamento de meninos e meninas até os 2 anos. A pediatra Marilúcia Picanço confirma que, até os 3 anos, a criança não consegue diferenciar gêneros. “As mudanças começam a surgir no comportamento e , a partir daí, o cérebro já começa a se moldar”, declara. Fatores externos, como a educação dada ao bebê, fazem com que o cérebro de meninos e meninas se torne diferente. Outro ponto marcante que diferencia os sexos é a personalidade. Outra especialista, a terapeuta Monica Lemos, alerta que apesar das diferenças típicas de cada gênero para brinquedos, os pais não devem cercear as crianças.

[VANDALISMO] GREVE DA POLÍCIA MILITAR

Conversas gravadas entre os chefes dos PMs grevistas na Bahia mostram acertos para realização de ações de vandalismo na cidade. As gravações mostram também articulações para que a paralisação se estenda ao Rio de Janeiro, a São Paulo e outros estados. Os PMs envolvidos negam participação em ações violentas.
O Jornal Nacional teve acesso a gravações feitas com autorização da Justiça de conversas de líderes dos movimentos grevistas da Bahia e do Rio de Janeiro.
No primeiro trecho, o presidente de uma associação que reúne bombeiros e policiais baianos, Marco Prisco, combina uma ação de vandalismo com um de seus liderados. Prisco nega ter participado de atos de violência.


Leia abaixo um dos trechos de conversa:- Prisco: Alô, oi. Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... Tou lhe pedindo pelo Amor de Deus, desce todo mundo para cá...-


David Salomão: Agora?- Prisco: Agora, agora. Embarque...- David Salomão: Eu vou queimar viatura... Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia que não vai dar tempo...- Prisco: fecha a BR aí meu irmão. Fecha a BR.


Em outra gravação, quem aparece falando é o cabo bombeiro do Rio de Janeiro, Benevuto Daciolo. Ele já foi candidato a deputado estadual no Rio e foi um dos líderes do movimento grevista da corporação no ano passado.


Daciolo conversa com um homem a quem ele classifica de "importantíssimo" a respeito de uma possível votação da PEC 300, a emenda constitucional que garantiria um piso salarial único para bombeiros e policiais de todo o Brasil. Nesta conversa fica claro que o objetivo é estender a greve de policiais e bombeiros a Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados com o objetivo de prejudicar o carnaval.


Dacilolo: Pergunta ao senhor que é pessoa importantantissima a respeito da nossa PEC...pergunto: qual é a verdadeira possibilidade de nós conseguirmos passarmos em segundo turno na semana que vem? Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros estados também. Nós acreditamos que, se tivesse uma resposta do governo, assinalando numa possibilidade de votação no segundo turno da PEC, acalmaria muito, muito o que está acontecendo na Federação.


Em outro trecho, o cabo Daciolo, que estava em Salvador, ouve de uma mulher uma recomendação para que tente influenciar o movimento dos grevistas baianos a não fechar um acordo com o governo. Segundo esta mulher, isto enfraqueceria uma possível greve no Rio.


Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio...


Daciolo: Tudo bem, tudo bem... sabe o que vou fazer agora??? Ligue para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho...se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação...
Outro ladoOuvido pela equipe do Jornal Nacional por telefone, o cabo Daciolo disse não se recordar da conversa gravada e alegou estar participando de um movimento pacífico na Bahia.

Vandalismo: PF grava políticos insuflando PM grevista



Garotinho aparece nas escutas da PF


A Polícia Federal passou a monitorar mais de perto ainda os líderes dos movimentos grevistas no Rio de Janeiro e na Bahia. Escutas telefônicas com autorização judicial flagraram Marco Prisco, presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia, e Benevenuto Daciolo, cabo do Corpo de Bombeiros e líder do movimento no Rio de Janeiro, combinando a nacionalização das reivindicações nos próximos dias.
As gravações telefônicas também já flagraram políticos de vários partidos em conversas com os militares. Em uma delas, que já está nas mãos da cúpula da segurança pública da Bahia, aparece Anthony Garotinho incentivando Daciolo e seus pares a entrar em greve no Rio de Janeiro. Noutra, a deputada estadual Janira Rocha (PSOL) faz a mesma pregação com Daciolo.(Lauro Jardim - VEJA)

Para reefletir

"São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida". (Provérbios 8:8)

A sempre adiada reforma política

Luciano Siqueira


Semana passada o Congresso Nacional retomou os trabalhos da atual legislatura. Os presidentes da Câmara e do Senado, assim como os líderes partidários, anunciaram as principais matérias na agenda, todas de reconhecida relevância – como o Código Florestal, os royalties do petróleo e gás, a Lei Geral da Copa, a PEC da Música -, mas com a ausência da reforma política.Comentários ácidos e irônicos da parte de analistas da grande mídia centram fogo nos poderes Executivo e Legislativo, acusados de leniência em relação a assunto de tamanha magnitude. Que a reforma política é necessária e urgente não cabe dúvida, mas o buraco é bem mais embaixo. Ou seja, os dois poderes da República têm sua parcela de responsabilidade, principalmente o Congresso a quem cabe legislar sobre o tema; porém ambos não se veem pressionados pela sociedade – e aí é que está o nó da questão.Reforma para manter na essência o atual sistema eleitoral e partidário não faz sentido. Reforma efetivamente de sentido democratizante, sim. Mas qual dos grandes partidos mostra-se verdadeiramente interessado nisso? E mesmo na grande mídia, onde o pensamento avançado sobre a matéria?O que se vê é um simulacro de debate sobre a reforma, via de regra focado em aspectos pontuais do atual sistema, tidos corretamente como insuficientes ou distorcidos. Mas nada além da superfície. Quando se trata, por exemplo, de adotar o financiamento público de campanhas – um antídoto poderoso à promiscuidade entre grandes grupos econômicos e detentores de mandato, fator chave da corrupção -, a própria mídia, quase em uníssono, cai de pau com precária argumentação. Despesa pública com partidos que não mereceria confiança, dizem, ocultando o quanto se economizaria do erário público com a quebra ou a redução substancial da corrupção.Outro dispositivo essencial, a votação para cargos legislativos mediante lista pré-estabelecida pelos partidos, é apontada erroneamente como beneficiadora das “oligarquias” partidárias. Omite-se que as listas - aprovadas democraticamente em cada agremiação - induziriam o eleitor a escolher partidos e programas, e não apenas indivíduos, o que elevaria em muito o nível de consciência politica da população e, por conseguinte, a vigilância do eleitor sobre o eleito.Na verdade, a reforma política só sairá do papel para valer quando acontecer uma pressão vinda de fora do parlamento, através da voz das ruas. Historicamente mudanças dessa dimensão, via Congresso Nacional, dependem de pressão externa. Foi assim na Constituinte de 1988, na eleição de Tancredo no Colégio Eleitoral e sempre será.Sindicatos, entidades estudantis e comunitárias, associações democráticas e demais instituições da sociedade civil precisam colocar em suas agendas a reforma para que, enfim, em médio prazo, seja possível darmos um passo adiante.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cresce o total de abortos sem segurança no mundo

O número de interrupções não seguras da gravidez está aumentando de forma preocupante, segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que será publicada na revista científica médica The Lancet. Os abortos realizados sem segurança em todo o mundo passaram de 44%, em 1995, para quase 49% em 2008. Entre 1995 e 2003, o número de abortos entre mulheres em idade fértil, entre 15 e 44 anos, caiu de 35 para 29 por mil. Em 2008, a taxa ficou em 28 por mil. O diagnóstico também identificou que o índice de abortos foi menor em regiões que permitem o procedimento do que naquelas em que a medida é proibida.

Soldados britânicos são presos por abuso sexual de crianças afegãs

Após o jornal inglês The Sun denunciar o abuso sexual de crianças afegãs cometido por membros do Exército britânico, dois oficiais foram presos. O Ministério da Defesa britânico afirmou que eles foram detidos por comportamento inadequado. Uma reportagem do veículo, citando fontes do ministério, relatou que os dois homens (entre eles, um sargento) tinham feito uma menina e um menino de cerca de 10 anos de idade tocá-los por meio das roupas. Os homens filmaram o abuso e foram denunciados após exibir as imagens para colegas. O presidente afegão Hamid Karzai afirmou que o governo está "profundamente perturbado" com os relatos de abuso, e chamou o suposto comportamento de "imoral".

Fertilização in vitro deve adotar o limite de até dois embriões

Mulheres que se submetem à fertilização in vitro (FIV), técnica mais usada de reprodução assistida, devem permitir a implantação de um ou dois embriões, mas nunca uma quantidade além dessa. Essa é a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Bristol, no Reino Unido, e publicado no periódico médico Lancet. Segundo os autores da pesquisa, um número maior de embriões não garante mais sucesso no procedimento e ainda eleva o risco de gestações múltiplas, o que geralmente gera complicações. Para o estudo, foram analisados 124 mil ciclos de fertilização, que resultaram no nascimento de 33 mil crianças. Os pesquisadores também compararam as taxas de sucesso, os nascimentos múltiplos e a ocorrência de baixo peso e prematuridade nos procedimentos em mulheres de até 40 anos e com mais de 40. Brasil - Os limites apontados pelo estudo divergem das normas brasileiras. No País, as regras definidas há um ano permitem a transferência de até: dois embriões para pacientes com até 35 anos; três para mulheres com idade entre 36 e 39; e quatro para pacientes com 40 anos ou mais. No entanto, a redução do número de embriões na FIV é uma tendência mundial, segundo Adelino Amaral Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Fonte: Folha de S. Paulo

Deficiência escolar começa no ensino básico

O volume de recursos destinado à educação básica triplicou entre 2000 e 2009. No mesmo período, também avançou o acesso de crianças e adolescentes às escolas, e mesmo assim, especialistas e educadores sugerem que muitos ainda não conseguem notas suficientes para ingressar nas universidades. “Apenas 11% dos que concluem o ensino básico conseguem um nível razoável de absorção do conteúdo de ciências exatas, como matemática”, diz Mozart Neves Ramos, conselheiro da ONG Todos pela Educação. A falta de excelência educacional e de aperfeiçoamento também preocupam o professor Murilo Mangabeira, 27 anos, que leciona para os ensinos fundamental e médio no Distrito Federal. "É uma convenção achar que escola pública tem que se contentar com o básico. O básico não é suficiente", afirma o professor. Instituições com fraca infraestrutura e a escassez de professores com formação adequada também pesam na educação. “A falta de valorização do professor é um dos principais fatores da baixa qualidade do ensino básico, o que faz com que poucas pessoas se interessem em estudar pedagogia”, afirma Mozart Ramos. Fonte: Correio Braziliense (DF)

Aumenta risco de contaminação por tétano em locais atingidos por enchentes

O aumento na ocorrência de enchentes nesta época do ano no País, geralmente é acompanhado de um maior número de casos de doenças como o tétano acidental. Isso porque as inundações facilitam a disseminação da bactéria Clostridium tetani, causadora da doença. O indivíduo fica mais vulnerável à contaminação pela bactéria quanto tem lesões na pele causadas por ferimentos provocados por metais (enferrujados ou não), madeira, vidro ou outros. Os principais sintomas, a princípio, são contrações musculares involuntárias na região do ferimento, seguidas de contrações dos músculos da face, do pescoço e , por último, do abdômen. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença e a rede pública de saúde disponibiliza a dose gratuitamente. A recomendação é que ela seja reaplicada a cada dez anos ou a cada cinco, no caso das gestantes. No caso das crianças, a imunização deve seguir o Calendário Básico de Vacinação, disponível no site do Ministério da Saúde. Fonte: O Estado do Maranhão (MA)

Bao Noite, Pablo Neruda




Querer

Não te quero senão porque te quero
E de querer-te a não querer-te chego
E de esperar-te quando não te espero
Passa meu coração do frio ao fogo.
Te quero só porque a ti te quero,
Te odeio sem fim, e odiando-te rogo,
E a medida de meu amor viageiro
É não ver-te e amar-te como um cego.
Talvez consumirá a luz de janeiro
Seu raio cruel, meu coração inteiro,
Roubando-me a chave do sossego.
Nesta história só eu morro
E morrerei de amor porque te quero,
Porque te quero, amor, a sangue e a fogo
.




Desvendando a doença de Alzheimer




Ciência Hoje Online:Modelo ideal .


Por meio do estudo de neurônios criados a partir de células da pele de pacientes com Alzheimer, pesquisadores norte-americanos obtêm dados inéditos sobre mecanismos envolvidos no desenvolvimento da doença.. A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa incapacitante caracterizada pelo aumento da presença de placas beta-amiloides (tipo de depósito de proteínas) e emaranhados neurofibrilares (agregações intracelulares de certa proteína) nos cérebros dos pacientes.. No Brasil, estima-se que haja mais de 1 milhão de pessoas com Alzheimer. O aumento nos casos dessa demência incapacitante está associado ao aumento da expectativa de vida em todo o mundo. Atualmente, essa é a principal forma de demência em pessoas com mais de 60 anos.. Embora a grande maioria dos casos de Alzheimer seja esporádico, os principais avanços no conhecimento sobre os mecanismos dessa neuropatologia surgiram a partir do estudo de casos familiares da doença, herdados.. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/eQunM





Dilma bota os peemedebistas pra correr


A dureza de Dilma no trato com os aliados que tentam crescer para cima dela está intimidando gente que até bem pouco tempo cantava de galo, baseada na força que seus partidos e no poder de barganha que teriam junto ao governo. O que acaba de ocorreu com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves(RN), -- que ameaçava a presidente a todo o momento, beirando mesmo a chantagem no trato a projetos do governo e foi forçado a baixar a cauda --, serviu de exemplo a outro peemedebista valente, Geddel Vieira Lima(PMDB), que também engrossava com uma força que supunha ter, e de repente parece ter descoberto que não é bem assim.
Vice-presidente da CEF, o baiano Geddel Vieira Lima, segundo Ilimar Franco, no GLOBO, diz que não pretende fazer nenhum movimento para tentar manter no cargo o atual presidente da Sudene, Paulo Sérgio Fontana. Ele nega uma eventual crise, como a ocorrida no Dnocs. ''Afilhados, só os da pia batismal. Eu era ministro e nomeei quadros qualificados. Já não sou mais ministro, podem substituir todos que quiserem. Nunca pedi a permanência de ninguém no governo'', afirma.


Folha

Sudene é o próximo alvo da faxina, admite Coelho


Responsável pela aprovação de financiamentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão por ano, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é o próximo alvo da troca de comando em autarquias do governo. O baixo desempenho da autarquia é apontado reservadamente pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, como argumento para trocar o comando da Sudene.
O mais recente relatório de auditoria da CGU aponta problemas no desempenho da autarquia. “A equipe de auditoria entende que não se justifica a baixa materialidade na execução das ações”, diz o relatório, de novembro de 2011. Afirma ainda que foram identificadas “fragilidades” nos contratos da autarquia, que fechou o ano de 2010 com 55 processos para a recuperação de dinheiro desviado “aguardando na fila de prioridades”.(Informações de O Estado de S.Paulo)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Haddad deixa o Ministério 'relutante'

Em seu discurso de despedida, o petista Fernando Haddad disse hoje que deixa o Ministério da Educação "relutante", com toda a equipe "suada". "Tenho certeza de que deixo o ministério relutante, porque é um ministério apaixonante, que empolga qualquer pessoa", afirmou Haddad. "Quero agradecer à minha equipe, toda ela, agradecer aos esforços feitos por todos vocês, posso lhe assegurar que ninguém ali sai com a camisa seca, saiu todo mundo suado do Ministério da Educação, porque o trabalho é duro, não é simples", discursou o agora ex-ministro. Haddad defendeu que o futuro de um País não se faz com petróleo e riquezas minerais, mas sim com "educação, ciência, tecnologia e inovação".

Mercadante ensina substituto a lidar com Dilma

Ao tomar posse como ministro da Educação, Aloizio Mercadante deu um conselho ao sucessor na pasta da Ciência e Tecnologia, o cientista Marco Antonio Raupp. Mercadante disse que, ao apresentar um projeto, Raupp não tente convencer a presidente Dilma se ela fizer crítica à proposta. "Queria dar um conselho, Raupp, dos despachos com a presidenta. Toda vez que você levar um projeto, ele vai ser desconstituído", declarou o ministro. "Volte para casa, junte a equipe, trabalhe intensamente e volte a apresentar o projeto", afirmou.

Investimento público em educação chega a 5,1% do PIB em 2010

O investimento público direto em educação chegou a 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. O patamar ficou praticamente estável já que, em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 0,1 ponto percentual. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A maior parte dos recursos – 4,3% do PIB – foi aplicada na educação básica, etapa que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. O investimento no ensino superior correspondeu a 0,8% do PIB.
Apesar de o maior montante dos recursos estar concentrado na etapa básica, o estudante do ensino superior é o que recebe o maior investimento proporcionalmente. Enquanto os governos municipais, estaduais e a União gastaram R$ 3.580 por aluno da educação básica, no ensino superior, o valor investido por matrícula foi cinco vezes maior: R$ 17.972. Todos os dados se referem a 2010. Apesar da diferença, houve redução das disparidades já que em 2009 a razão era 5,2 vezes maior.
Desde o início da série histórica produzida pelo Inep, o patamar do investimento público em educação em relação ao PIB cresceu de 3,9% em 2000 para 5,1% em 2010. Isso significa que, em uma década, o Brasil ampliou em 1,2 ponto percentual do PIB os recursos aplicados em educação.
Os dados divulgados pelo instituto deverão subsidiar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto prevê o aumento dos gastos em educação até que se atinja 7% do PIB no prazo de dez anos – um incremento de 1,9 ponto percentual em relação ao patamar atual. Essa meta foi definida pelo governo, mas entidades da área e movimentos sociais pressionam para que ela seja ampliada para 10% do PIB. Esse é o ponto mais polêmico do projeto que deveria ter sido aprovado no fim do ano passado, mas teve sua votação adiada justamente porque não havia consenso sobre a meta de investimento. Os trabalhos da comissão especial que analisa o PNE serão retomados logo após o fim do recesso parlamentar.
Veja qual foi o valor investido, por aluno, em cada etapa de ensino ao longo de 2010:
Educação infantil: R$ 3.580Ensino fundamental – séries iniciais: R$ 3.859Ensino fundamental – séries finais: R$ 3.905Ensino médio: R$ 2.960Ensino superior: R$ 17.972

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

[Vestibular] REVISÃO GERAL- UERN 2012


O cursinho CNSC está com matrículas abertas para a revisão geral do vestibular da UERN 2012. As inscrições estão sendo realizadas no COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As aulas começarão dia 23 de Janeiro.Venha para o cursinho CNSC! Preparatório para vestibular, Concursos e ENEM, com os professores mais especializados em exames vestibulares, concursos e ENEM

domingo, 15 de janeiro de 2012

E a novela dos 22% de aumento continua.

O governo deve confirmar um reajuste de 22% no piso nacional dos professores. O índice representa a variação no valor mínimo de investimento por aluno do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2011 e 2012 e levaria o salário-base dos atuais R$ 1.187 para R$ 1.450 mensais. Apesar da pressão de prefeitos e governadores, que alegam não poder arcar com o aumento acima da inflação do salário mínimo e dos professores, a tendência do governo é manter a lei como está.

Qualquer valor inferior aos 22% abriria espaço para contestação judicial ou teria que ser apresentado junto com uma mudança na legislação. A lei que criou o piso diz claramente que o reajuste será feito todo mês de janeiro no mesmo porcentual da atualização do valor do Fundeb e terá de ser o menor valor básico para aos professores por 40 horas-aula semanais.

Governadores e prefeitos pressionavam o governo para dar aos professores apenas a variação da inflação, que fechou em 6,5%. Em 2011, o reajuste foi de 16% e já incomodou Estados e municípios. Hoje, 16 Estados não cumprem o piso atual, de R$ 1.187. Outros cinco pagam menos do que os R$ 1.450 que devem entrar em vigor em fevereiro e terão que fazer mais algum investimento.

Ainda não houve uma conversa definitiva sobre o assunto entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na tarde de ontem, Haddad teve uma audiência de três horas com a presidente e o secretário-executivo do Ministério, José Henrique Paim. A decisão final ainda não foi tomada, até porque o ministro espera os dados consolidados do Tesouro Nacional para fechar o valor final do reajuste do Fundeb. É improvável, no entanto, que esse seja menor do que os 22% calculados até aqui.

Nesta terça-feira (10), em entrevista, Haddad não confirmou o valor, mas reforçou que a lei não precisa de interpretações. "É auto-aplicável", disse. O novo valor, afirmou, deve ser promulgado em fevereiro ou março, mas valerá a partir deste mês. Sobre a alegação de Estados e municípios que a soma dos reajustes do piso e do salário mínimo tornam impossível aos governos locais cumprir a lei da responsabilidade fiscal, Haddad diz que é algo que não pode debater porque não conhece nenhum estudo nesse sentido. "A bem da verdade, a lei do piso foi encaminhada em 2007, aprovada em 2008 e eu nunca recebi uma solicitação de audiência da Confederação Nacional dos Municípios. Eu acabo sabendo dos argumentos pelos jornais", disse.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Brasileiros têm menos filhos e mais tarde

Os brasileiros estão tendo menos filhos, e mais tarde. Pela primeira vez na história do Censo, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito de dez em dez anos, a taxa de fecundidade, de 1,86 filho por mulher, ficou abaixo do patamar considerado de mera reposição populacional: 2,1 filhos (a estatística leva em conta a mortalidade infantil). Em 2000, a taxa estava em 2,38 e, em 1960, chegava a 6,3. Comparando com outras nações, é como se o País tivesse, em 50 anos, saído de uma taxa de fecundidade hoje equivalente à da Somália para se igualar à média atual da Finlândia. A queda da fecundidade aconteceu em todas as regiões e estados. Em 2000, apenas três das 27 unidades da Federação (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) estavam abaixo do nível de reposição. Agora, já são 19.

Falhas no atendimento de saúde a crianças

De cem crianças internadas em hospitais brasileiros, pelo menos 50 não precisariam do procedimento se o atendimento primário, feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), fosse correto. Esse é o resultado de pesquisa feita pela doutora em Enfermagem Beatriz Toso, da Universidade de São Paulo. Segundo Beatriz, pelo menos metade das internações infantis acontece por doenças respiratórias, como gripe, sinusite e pneumonia, e poderiam ser evitadas. Ela chegou a essa conclusão depois de analisar o histórico de internações infantis em Cascavel (PR), verificar as causas desse fato e quais eram as falhas da atenção básica, propondo uma mudança no sistema de saúde. O objetivo era entender o porquê do alto número de internações pelas chamadas causas evitáveis. Os dados abrangem os anos de 2006 a 2011. Fonte: DCI Online (SP)

Mais da metade do tempo de aula é perdida

Entre as quatro horas de aula obrigatórias por dia, apenas em uma hora e 44 minutos o professor está oferecendo uma atividade aos estudantes e eles estão presentes para participar. No restante, ou não há aula ou o aluno não está lá para aprender. "Mais da metade do tempo é qualquer outra coisa que não aprendizado", diz Ana Lima, diretora-executiva do Ibope. O dado é de um estudo inédito realizado pelo Ibope em 18 escolas públicas. A audiência é dada pela soma de dois fatores. O primeiro, "oportunidade de ensinar", foi calculado sobre as aulas efetivamente dadas e o segundo, "oportunidade de aprender", extrai do anterior o tempo em que o estudante estava em classe. O levantamento também mostrou que as aulas que acontecem às sextas-feiras são as mais propensas à faltas.

Venda de material escolar terá forte alta

O período que antecede a volta às aulas, no início de 2012, vai ser bom para comerciantes e fabricantes: a expectativa é crescer até 20% em relação a 2011, com as vendas puxadas pelo número de produtos licenciados. A procura no varejo é maior em janeiro e fevereiro, quando pais e filhos compram a lista de material passada pela escola. E é nessa hora que entra a disputa das marcas pelas licenças. Na rede de hipermercados Extra, as vendas de papelaria devem ser 15% maiores no período, impulsionadas pelas dez licenças de maior sucesso. No Walmart, a previsão é crescer 20% em relação ao ano passado. Cerca de 30% dos itens da lista de material são licenciados. Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o mercado de licenciamento deve movimentar R$ 4,6 bilhões em 2011, 6% a mais do que em 2010. Fonte: Valor Econômico

Metade dos jovens brasileiros de 14 anos já superou escolaridade de suas mães

Mais da metade (51,45%) dos adolescentes de 14 anos do País já têm escolaridade superior a de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os dados indicam uma baixa escolaridade das mães de alunos que apresentam, em média, 7,32 anos de estudos. O levantamento foi feito pelo programa Todos pela Educação e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros dados – O levantamento aponta também a diferença de escolaridade entre famílias de alunos de escolas públicas e privadas. Enquanto aos 14 anos 60% dos estudantes da rede pública já atingiram a escolaridade de suas mães, na rede privada o percentual cai para 10%. Isso indica que as mães dos alunos dos estabelecimentos particulares têm escolaridade mais elevada. Entre estudantes negros de 14 anos, o percentual daqueles que estudaram mais do que suas mães é de 56,33%, enquanto entre os brancos a taxa é quase 10 pontos percentuais menor.

Crianças que frequentam creche e pré-escola têm mais sucesso escolar

Crianças estimuladas nos primeiros anos de vida e que passam pela educação infantil têm mais chances de ter bons resultados no ensino fundamental, de concluir a educação básica e de contribuir para quebrar o ciclo de pobreza no País, afirmam especialistas em educação. No entanto, nem todas conseguem essa oportunidade. No Brasil, cerca de 10 milhões de crianças de 0 a três anos não têm acesso a creches. A professora de Políticas Públicas e Linguagens da Infância, Maria Ângela Barbato Carneiro, diz que o aprendizado em creches e pré-escolas ajuda no desenvolvimento cognitivo, físico e nas atividades relacionadas à criatividade, socialização e memória. “A criança terá mais condições de desenvolvimento. Os pais, às vezes, não contam histórias, não lêem livros, e os filhos ficam à margem desse estímulo”, completa. Fonte: O Globo

Parto em casa aumenta em três vezes risco de morte e de problemas cerebrais em bebês

Filhos de mães de primeira viagem que se decidem pelo parto em casa são quase três vezes mais propensos a morrer ou ter problemas cerebrais. De acordo com estudo publicado no British Medical Journal, problemas sérios são raros para bebês cujos partos foram planejados numa unidade de maternidade, ocorrendo apenas 3,5 vezes para cada mil partos. Se o parto for feito em casa, a taxa sobe para 9,5 por mil bebês. O estudo também descobriu que a maternidade é o local mais seguro para as mulheres terem os seus primeiros bebês. Quase metade das mães que escolheu dar a luz em casa foi transferida para um hospital por causa de complicações. A pesquisa comparou dados de 65 mil mulheres com baixo risco de complicações que planejaram dar a luz numa maternidade, numa unidade médica liderada por uma parteira, ou em casa.

Crianças negras com atraso na escola são o dobro das brancas

O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos, o índice é de apenas 8%. Os dados compilados pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) são referentes a 2009. O fator socioeconômico é o mais usado para justificar o atraso escolar dos estudantes negros em relação aos brancos. Levantamento feito pelo economista Ernesto Faria, do Portal Estudando Educação, comparou as notas de matemática e português da Prova Brasil de 2007 de alunos de uma mesma faixa de renda e cor de pele diferente. Entre os 25% de estudantes mais pobres do 5° ano do ensino fundamental, a nota dos brancos foi, em média, oito pontos superior nas duas disciplinas.

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas